Categories: GeralPlantãoPolícia

Nota da ADPESP sobre negativa em ação para prioridade na vacinação de policiais civis contra Covid-19

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) esclarece que o pedido realizado à Justiça para prioridade na vacinação dos policiais tem o objetivo de proteger os profissionais que zelam pela segurança pública e bem-estar da sociedade.
Desde o início da pandemia os policiais tem exercido suas funções ininterruptamente, sem abandonar a população. Não há home office para a polícia!
No último ano, morreram mais policiais pela Covid-19 do que em confronto com criminosos no último ano. A Polícia Civil do estado de São Paulo, que já sofre com déficit de 14 mil profissionais, precisou lidar com afastamento superior a 1.600 policiais, em decorrência da doença.
A ADPESP, durante toda a pandemia, colaborou com a Polícia Civil na preservação da saúde dos policiais. A entidade angariou e distribuiu mais de 300kg de álcool em gel, quatro mil máscaras de tecido e 500 viseiras de acetato, quando nem o governo do estado havia se organizado para tal distribuição.
A Associação também oficiou pedido para que a Administração disponibilizasse equipamentos de proteção e adequações nas delegacias, tendo em vista o ininterrupto atendimento ao público e a exposição constante dos agentes de segurança. Em paralelo, a ADPESP também produziu e veiculou vídeos orientando a população sobre a ampliação dos serviços prestados pela Delegacia Eletrônica, incentivando o registro de Boletins de Ocorrência Online.
A ADPESP defende e acredita que vacinar os policiais significa proteger a sociedade e manter ativo o combate à criminalidade, que deixa de ser feito à contento com uma polícia adoecida. Muito longe de privilégio, trata-se de uma questão de reconhecimento e justiça.
As condições insalubres a que são submetidos os policiais e o contato diário com criminosos presos, são fundamentos bastantes para, ao menos, não serem preteridos por outras categorias que apenas necessitam apresentar diploma de formação, sem necessariamente atuarem na linha de frente da pandemia.
Enquanto vacinas são jogadas fora, conforme notícia amplamente veiculada na imprensa, e categorias são verdadeiramente privilegiadas, a última fronteira entre o crime e a sociedade perece e morre.
Além de uma questão humanitária, preservar a saúde dos policiais é também garantir o funcionamento da sociedade e da segurança da população.
A ADPESP não vai esmorecer e seguirá lutando pela saúde e valorização do ser humano policial. Continuaremos denunciando à sociedade a situação de vulnerabilidade de seus policiais, e reivindicando das autoridades nossa justa e necessária proteção.
Gustavo Mesquita Galvão Bueno
Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP)
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações

Os proprietários de embarcações com autorização ou permissão prévia de pesca registrada no Sistema Informatizado…

1 hora ago

Previsão do tempo para quinta-feira (10), em SP: condições para pancadas de chuva isoladas

Nesta quinta-feira 10 de abril, o dia será marcado pelo Sol entre algumas nuvens na…

6 horas ago

HRLN promove treinamento de resgate aéreo em parceria com o Grupo Águia de SP

Objetivo da atividade foi aprimorar a resposta a emergências na região, em casos que exigem…

9 horas ago

Polícia Militar Ambiental prende cinco suspeitos por tráfico de drogas em São Sebastião

Nesta terça-feira (8), durante patrulhamento ostensivo em áreas de risco da Vila Sahy, equipes do…

10 horas ago

Câmara Municipal de Caraguatatuba entrega títulos de Gratidão Caiçara na quinta-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza na quinta-feira (10), às 19h, no plenário Benedito Zacarias…

11 horas ago

Aposentado morre cinco dia depois de queda de árvore no Hospital Regional do Litoral Norte

Um aposentado de 78 anos morreu em decorrência de uma queda de árvore no quintal…

19 horas ago