Categories: DestaquesVariedades

Museu das Favelas chega a São Sebastião com exposição itinerante ‘Favela é Giro’

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas Estado de São Paulo, e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna – Fundass, anunciam a chegada da exposição itinerante ‘Favela é Giro’ em São Sebastião.

A mostra, que já passou por Goiânia e Vitória, estará em cartaz de 17 de janeiro a 20 de fevereiro, no Espaço Cultural Casa Severino Ferraz, no Centro Histórico de São Sebastião, com entrada gratuita, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 14h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.

‘Favela é Giro’ busca desmistificar os estereótipos associados às favelas, apresentando-as como espaços de criatividade, resistência e inovação, por meio de obras que transitam entre a fotografia, a xilogravura e o audiovisual. “Nosso propósito é ampliar o olhar sobre as favelas, destacando-as como centros vibrantes de cultura e criatividade, e estimular uma reflexão do público para desconstruir a imagem estereotipada frequentemente associada a essas comunidades”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

A exposição celebra a arte produzida nas favelas e periferias brasileiras, explorando as múltiplas narrativas e provocando uma reflexão sobre a imagem construída e visões desses territórios. Com curadoria de Bruna Gregório foram selecionadas, ao todo, 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios. O time de pesquisa e co-curadoria é composto pela artista pesquisadora Xica, de Goiânia, pela fotógrafa Ana Luzes, de Vitória, e pelo rapper, pesquisador musical, ator e professor Brenalta MC, de São Sebastião.

“Ser parte dessa exposição é uma forma de dar voz às ruas e às experiências das comunidades que, muitas vezes, são invisibilizadas. A arte da favela é feita de resistência, amor e luta, e ao apresentar nosso trabalho, queremos mostrar que a nossa cultura tem o poder de transformar realidades e inspirar novas gerações.”

Afirma Brenalta MC, artista de São Sebastião e co-curador da exposição. Para Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, o projeto ‘Favela é Giro’ contribui para ampliar a percepção que as pessoas têm sobre as favelas, unindo artistas locais, tecnologia e conexões humanas. “Por meio dessa exposição itinerante estamos mapeando e expondo as obras de artistas locais, contribuindo para dar visibilidade à arte periférica e para impulsionar a economia criativa, além de levar arte e cultura para a população que vive na nossa área de atuação”, reforça.

A exposição já foi vista por mais de dois mil visitantes durante sua passagem em Goiânia e em Vitória. A itinerância, que segue para São Sebastião, será a terceira parada desta jornada, que, em seguida, deve passar também por Ferraz de Vasconcelos e terminará em São Paulo, no Museu das Favelas, que atualmente está com a exposição Racionais MC’s: O Quinto Elemento.

A exposição conta com a participação de diversos artistas de diferentes regiões do Brasil. De Goiânia, estão presentes o Batalhão das Gravadeiras, João Ferré, Lucas Bororo, Mayara Varalho e Marcelo Ramalho. Do Espírito Santo, participam Iaiá Rocha, Viviane Nascimento, Ara Poty Mirī Txapya (Dayanne Guarany), De Santanna (Dimas) e Meuri Ribeiro. Representando a região de São Sebastião, estão Brenalta MC, Edmarlei, Swell Nobrega, Juvenal Pereira e Jorge Mesquita. De Ferraz, participam Fabrício, Micke Tranbiks, Anubis, além da dupla Silas Nascimento e Lucas Bezerra.

Serviço:

Exposição itinerante “Favela é Giro”
Local:
 Espaço Cultural Casa Severino Ferraz
Endereço: Rua Expedicionários Brasileiros, 247 – Centro
Período em cartaz: 17 de janeiro a 20 de fevereiro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 14h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Saiba mais em www.museudasfavelas.org.br

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeiro Processo Seletivo de 2025

São 45 cargos, sendo 43 exclusivos para pessoas com deficiência (PCDs). Salários variam entre R$…

8 horas ago

2º Festival Sebastianense Amigos do Basquete começa neste sábado

A cidade se prepara para mais uma edição do Festival Sebastianense Amigos do Basquete, um…

8 horas ago

Ubatuba divulga principais eventos planejados para 2025

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, divulga o Calendário Turístico 2025, que…

8 horas ago

Fortes chuvas afetam abastecimento em bairros de Ubatuba

Sabesp pede uso consciente da água A Sabesp informa que as chuvas volumosas que caíram…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Ubatuba

Uma equipe da Polícia Militar deteve um homem na terça-feira (7), em flagrante por tráfico…

1 dia ago