Município de São Sebastião é bicampeão na categoria “Turismo Social” do prêmio Top Destinos Turísticos 2023
O município de São Sebastião foi o grande vencedor do prêmio Top Destinos Turísticos 2023 na categoria “Turismo Social”, tornando-se bicampeão. Essa foi a segunda vez que a cidade concorreu na categoria, disputando o título com as cidades de Bananal e Ibirá.
Além disso, a Região Turística composta pelas cinco cidades do Litoral Norte de São Paulo (São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Bertioga), também foi reconhecida e escolhida como a região destaque do Estado pelo Prêmio Top Destinos Turísticos.
A cerimônia de premiação foi realizada, neste sábado (17), durante a sexta edição do evento Conexidades, no Centro de Convenções Parque da Uva, em Jundiaí (SP), e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
O município foi eleito por votação popular pela internet e avaliação de uma comissão julgadora formada por profissionais especialistas. Durante o período de votação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), promoveu diversas campanhas para divulgação do Prêmio que a cidade concorreu, realizando ações nas praias, de Costa Sul à Costa Norte; na Rua da Praia, no Centro Histórico; nas unidades escolares do município; e nos eventos que aconteceram na cidade, sendo entregue folhetos com o link do site e o QR Code para votação, além de todo o trabalho de divulgação nas redes sociais da Secretaria de Turismo e da Prefeitura.
“Agradeço a toda equipe da SETUR que com muito esforço e dedicação conquistou voto a voto. Fomos premiados nos anos de 2018, 2019 e 2021 como o melhor destino na categoria Turismo Sol e Praia, também em 2021 recebemos o prêmio de Turismo Gastronômico, e ano passado como Turismo Social. Motivo de muito orgulho para nós e uma forma de reconhecimento que estamos seguindo o caminho certo”, ressaltou a secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
O prêmio Top Destinos Turísticos é realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a Skål Internacional São Paulo, consagrado como o mais importante e desejado selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas.
Turismo Social
Enaltecendo o Turismo Social no município, a Prefeitura de São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado e realizou a capacitação “Turismo de Base Comunitária (TBC) – Orientador de Visita”, desenvolvida pelo Senac.
Apoiou o projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco, com saída da Praia de Boiçucanga, valorizando a cultura caiçara. O trajeto percorre ainda pontos como o cerco flutuante – onde é explicada a arte da pesca – e a Ilha dos Gatos. O projeto conquistou o Prêmio Internacional Passaporte Aberto da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo, na categoria Empreendedor Turístico Comprometido.
Outro segmento do Turismo Social é a Aldeia Guarani Indígena Rio Silveira. Os visitantes têm a oportunidade de vivenciar os modos e costumes em uma Aldeia Indígena. O local é repleto de natureza, história e cultura. No bairro Boraceia, é possível conhecer a Aldeia Guarani Rio Silveira que ocupa 948 hectares, abrigando cerca de 120 famílias da etnia tupi-guarani na aldeia.
O município também já recebeu o prêmio Braztoa de Turismo Sustentável, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo pelo Projeto Municipal de Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara.
Além disso, a Prefeitura apoia projetos como o Rota Caiçara da Praia de Maresias; o grupo Fandango Aleluia; auxilia no desenvolvimento de roteiros turísticos com pontos de saídas dos Ranchos de Pescadores, como a Fazenda de Mexilhões da Praia da Cigarras; e apoios culturais incluindo o Grupo Folia de Reis, artesanatos identitários, Casa Caiçara, entre outros.