Entrou em funcionamento nesta semana o segundo Ecoponto em Caraguatatuba, localizado na Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá, próximo a Praça do ParCão. O espaço irá funcionar de segunda a sexta, das 8h30 às 17h (com intervalo das 12h às 13h) e aos sábados, das 8h às 12h. O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
A área foi definida junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, após avaliação no bairro, onde foram constatados diversos pontos de descarte irregular. A comerciante Edna, moradora nas proximidades, adorou a ideia é foi a primeira a realizar a entrega voluntária no Ecoponto. “Achei uma ótima ideia. Meu comércio utiliza muitas caixas de madeira e o descarte sempre foi um desafio para mim. Mas agora sei que posso trazer aqui. É fácil e ajudamos o meio ambiente”, destacou.
Um diferencial deste Ecoponto é que a área no entorno receberá manutenção e paisagismo oferecido pela empresa Árvore Mãe por meio do Programa Adote o Verde, visando valorizar os espaços verdes, sendo mais um espaço para passeio e descanso, próximo a Praça do Parcão.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, a participação da comunidade fará toda a diferença. “Queremos que os Ecopontos sejam utilizados com frequência por todos os moradores. Isso não é só importante para o meio ambiente, mas também tem impacto direto na saúde e limpeza pública. Quando o morador traz o resíduo para este espaço, nós conseguimos fazer a destinação correta”, explicou.
Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
A coleta da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja sempre limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido. A instalação de Ecopontos faz parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba.
A Polícia Civil de Pindamonhangaba confirmou que foi localizada nesta quinta-feira (22), a estudante de…
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo)…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…