Uma equipe da Polícia Militar Ambiental durante atendimento de denúncia de desmatamento nesta quinta-feira (03/06), no bairro Morro do Algodão avistou em uma residência pássaros silvestres em gaiolas. Em contato com o proprietário da casa, um homem de 43 anos, os policiais foram informados de que ele é criador de pássaros e possui cadastro que o autoriza manter as aves silvestres em cativeiro, liberando a entrada dos agentes para fiscalização.
No local foram encontrados, pássaros silvestres sem anilhas, o que torna sua posse ilegal, sendo 04 coleirinho e 01 canário da terra. Indagado, o homem informou que o verdadeiro proprietário seria seu cunhado, porém deixava os pássaros em sua residência.
Os policiais localizaram ainda, 06 pássaros devidamente anilhados, porém com indícios de adulteração, sendo 03 tico-ticos e 03 trinca ferro, que foram encaminhados ao IBAMA para perícia. Os outros 05 pássaros foram encaminhados à Fundação Animália no município de São Sebastião, onde permanecerão aos cuidados do biólogo responsável.
O proprietário da residência foi autuado por ter 05 aves da fauna silvestre sem identificação (anilhas) e sem nota fiscal, com multa no valor de R$ 2.500,00, com base no § 3º, inciso III do art. 25 da resolução SIMA 05/21. Após obter o laudo do IBAMA, caso seja comprovada a adulteração dos outros 06 pássaros, serão tomadas todas as medidas cabíveis.
Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 e (12) 3886-2200, da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…