Ministério da Saúde notifica Prefeitura de Caraguatatuba sobre a falta das vacinas BCG, Penta e antirrábica para humanos
O Ministério da Saúde notificou a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, que não vai enviar as vacinas BCG, Penta e antirrábica para humanos. O motivo para suspensão do envio não é explicado por parte do Governo Federal.
Estas vacinas são parte do calendário vacinal anual, mas não serão mais distribuídas pelo Governo Federal aos estados para serem repassados aos municípios, até nova reposição, ainda não prevista.
A Secretaria de Saúde aguarda novo parecer da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Há dois meses, Caraguatatuba não recebe a penta e trabalha com o estoque que tem.
A BCG chegou, mas em quantidade bem menor do que a comum e, por esta razão, foi montada a seguinte estratégia:
A Casa de Saúde Stella Maris continua vacinando a recém nascidos da maternidade, de segunda à sexta-feira. Crianças que nascerem nos finais de semana e não tiverem acesso à vacina no hospital Stella Maris podem ser levadas nos dias 26/07 e 09/08 na UBS Sumaré e dia 2 de agosto na UBS Porto Novo, das 8h às 13h.
Nestes dias, a Prefeitura de Caraguatatuba garante a vacinação. Após estas datas, o município precisará aguardar nova remessa.