Pneus, celular, escova de dente, garrafas de vidro, facas, varas de pesca, pilhas, foram alguns dos resíduos recolhidos pela Ação Lixo Marinho.
Desde fevereiro a Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, tem percorrido o canal e comunidades de Ilhabela fazendo limpeza de superfície e costeira, além de mergulhos para a retirada de lixo submerso. Neste verão, mais de duas toneladas de resíduos já foram recolhidos do mar, entre plásticos, ferros, materiais de pesca, calçados, vasos sanitários, e tantos outros objetos.
Só neste último final de semana, no feriado de Páscoa, a equipe retirou mais de meia tonelada de lixo do mar, em uma Mega operação de mergulho, limpeza de superfície e costeira. “Esse final de semana impressionou a quantidade de resíduos que retiramos do fundo do mar.”, conta o Diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.
A Mega operação de Páscoa começou no sábado, 20, com limpeza de superfície e costeira do lado norte da Ilha, entre as praias da Barra até Pacuíba, e do lado sul, nas costeiras das praias do Curral e Bexiga. Nestes locais, muito plástico, cordas, vidro, isopor, chinelos e até escova de dente foram encontrados.
Já no domingo, quatro mergulhadores passaram horas recolhendo lixo do fundo do mar. A ação foi feita nos píers da Vila e da Praia do Pinto. Foram retirados nove pneus de carros, um pneu de caminhão, 51 garrafas de vidro, facas, pilhas, escapamento de barco, amortecedor de caminhão, talheres, painel de fogão, vela de motor, canos e muitas ferragens. “A alta presença de metais no ambiente marinho apresenta um alto risco de aprisionamento ou ferimentos aos animais marinhos, além disso, esses materiais foram encontrados no fundo do mar, provocando grandes chances de perturbação numa vasta diversidade de espécies visto que elas dependem deste ambiente na sua forma natural”, alerta o Engenheiro Ambiental, Kelvin Teixeira.
Nesse final de semana, a mega operação de Páscoa, da Ação Lixo Marinho, retirou 579kg de lixo do mar, e também vem promovendo a conscientização dos ocupantes de embarcações e moradores das comunidades tradicionais, sobre o descarte correto do lixo. “O ambiente mais prejudicado são as profundezas marinhas. O fortalecimento da educação ambiental e da gestão integrada de resíduos sólidos é a solução sustentável que os oceanos necessitam”, conclui o Engenheiro Ambiental. Todo lixo recolhido passa por uma triagem e é encaminhado ao aterro Municipal de Ilhabela.
A ação Lixo Marinho realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.
Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…