A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o alto índice de moradores que não tomaram as doses de reforço da vacina monovalente contra a Covid-19 em Ubatuba. De acordo com dados do site Vacina Já, divulgados pela Vigilância Epidemiológica da cidade, 48.805 pessoas estão com a 3ª ou a 4ª dose atrasada.
Completar o esquema vacinal é importante para aumentar a proteção contra o vírus, diminuindo a possibilidade de agravamento da doença. Falando somente em 3ª dose (ou primeiro reforço), o número de faltosos chega a 34.688 pessoas, um total de 44,30% do público a partir dos 5 anos de idade. A previsão era imunizar 78.311 moradores, mas somente 43.623 buscaram pela vacina.
Para a 4ª dose (ou segundo reforço) foram imunizadas 16.514 pessoas e outras 14.117 ainda não se vacinaram, ou seja, 46,09% do público-alvo. Desde o último mês de dezembro, a Secretaria de Saúde liberou a 4ª dose para todas as pessoas maiores de 18 anos.
Para se vacinar contra a Covid-19, procure pelo posto de saúde mais próximo da sua residência. Os dias e horários de vacinação de cada unidade podem ser conferidos no site da Prefeitura de Ubatuba.
Imunização para crianças de 6 meses a 2 anos
A Saúde lembra que a vacina contra a Covid-19 é ofertada em duas doses para todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem o agendamento do dia da vacinação e convocam os pais ou responsáveis para que levem as crianças até os postos no dia marcado.
As UBSs dos bairros Perequê-Açu, Maranduba, Perequê-Mirim, Cícero Gomes e Ipiranguinha são polos de vacinas para livre demanda, sem agendamento, seguindo o cronograma de vacinação já estipulado por cada unidade para a aplicação das vacinas de Covid.
Vacina bivalente
O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. A campanha de vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários foram divididos em cinco fases:
Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais;
Pessoas de 60 a 69 anos;
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade.
Para receber a vacina bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (8/04), a 10ª sessão ordinária. Na pauta…
Os funcionários da Organização Social João Marchesi, que prestam serviços ao governo municipal de Caraguatatuba,…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…
São Sebastião costuma receber megaeventos de beach tennis, mas desta vez a cidade superou todos…
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Casa da…
A Praia do Perequê será o cenário de mais uma edição do Ilhabela Jam, que…