Jaguatirica morre após ser atropelada na SP-55 no trecho de Barequeçaba em São Sebastião
Uma equipe do Policiamento Ambiental durante o patrulhamento ostensivo preventivo na Rodovia, Manoel Hipólito do Rego (SP-55), nesta terça-feira (12/05), localizaram uma jaguatirica morta no acostamento da estrada no km 133, no trecho de Barequeçaba, Costa Sul de São Sebastião.
Muitos motoristas que passavam pelo local acharam ser uma onça em razão da sua pelagem, porém, a jaguatirica é bem menor medindo entre 68 – 100cm e pesa entorno de 8 – 20Kg.
“Conforme Decreto Estadual 63853, de 27/11/18, a jaguatirica (Leopardus pardalis) encontra-se em situação de vulnerabilidade, isto é, trata-se de espécie que apresenta alto risco de extinção a médio prazo, em decorrência de alterações ambientais preocupantes ou de sua redução populacional, ou ainda, da diminuição da sua área de distribuição”.
A orientação é para que o motorista redobre a atenção no trecho de estrada e não usar o acostamento. Os motoristas que encontrarem animais silvestres atropelados na rodovia devem acionar o órgão responsável pela administração do trecho.
Caso o animal esteja vivo, a orientação é não capturá-lo e acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental no telefone (12)3886-2200. Os policiais recolheram o animal da pista e logo em seguida foi enterrado.