Em parceria com o Senac, as formações profissionalizantes começam no dia 17 de abril.
Inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (31)
A taxa de desemprego no Brasil alcançou 8,4% no primeiro trimestre de 2023. São 9 milhões de brasileiros em busca de emprego e uma das principais causas é a falta de qualificação profissional. Pensando nisso, o Instituto Verdescola, além da dedicação às crianças e adolescentes, dispõe de cursos profissionalizantes gratuitos para que jovens e adultos possam se aprimorar em uma carreira ou conseguir o primeiro emprego.
A fim de fomentar o desenvolvimento socioeconômico na região, o Instituto Verdescola promove diversos cursos de qualificação profissional ao longo do ano com diferentes parceiros. Em abril, iniciam as turmas dos cursos de Zelador e Empreendedor em Pequeno Negócios, ambos em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As inscrições vão de 29 a 31 de março.
Para a formação de Zelador, ministrado de 17 de abril a 27 de junho, os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental completo. As aulas acontecem das 18h30 às 22h de segunda a sexta-feira e os alunos aprendem a zelar pela conservação e manutenção de condomínios e acompanhar as atividades de segurança pessoal e patrimonial de complexos residenciais.
Já o curso de Empreendedor em Pequenos Negócios será ministrado de 17 de abril a 28 de junho e aceita candidatos de, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas compreendem o planejamento de abertura de um pequeno negócio, a operacionalização de produtos e serviços, controle de recursos financeiros e o Projeto Integrador Empreendedor em Pequenos Negócios.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente, na secretaria do Instituto Verdescola.
Para Maria Antonia Civita, fundadora do Instituto Verdescola, o conhecimento é a ferramenta que deve acompanhar todas as faixas etárias. “Não se deve colocar limites para o conhecimento. A todo momento, a qualquer idade, podemos aprender. É a educação que transforma vidas e gera oportunidades sociais, econômicas e culturais”.
Serviço:
Cursos gratuitos de Zeladoria e Empreendedorismo
Inscrições: até 31/03/2023
Local: secretaria do Instituto Verdescola
Endereço: Avenida Margina, 44, Vila Sahy, São Sebastião
Curso de Zeladoria – a partir de 18 anos, aulas de 17 de abril a 27 de junho
Curso de Empreendedorismo em Pequenas Empresas – a partir de 16 anos, aulas de 17 de abril a 28 de junho
Transformando o futuro
Fazer um curso profissionalizante foi a escolha de Larissa Vitória Nascimento dos Santos, de 24 anos, que já trabalhava com a venda de doces e salgados quando decidiu participar do curso de Cozinha Empreendedora, em 2022, do programa (Re)conquista, com apoio do Instituto Phi, Banco da Providência e Stone. Antes do curso, ela revendia salgados que comprava de outra pessoa e acabava gastando mais. “No curso eu aprendi e agora eu faço por minha conta própria e economizo”, explicou.
Apesar de nova, Larissa tem um extenso currículo de cursos relacionados à gastronomia concluídos no Instituto Verdescola. Aos 17 anos, ela participou de uma formação do Instituto Capim Santo, em 2016. Também cursou Panificação em 2021 e Confeitaria em 2022, ambos do Centro Paula Souza.
A jovem tinha um carrinho de churrasco e vendia bolos confeitados para festas. Mas, no Verdescola, aprendeu mais do que cozinhar. “No curso Cozinha Empreendedora eu aprendi a administrar o meu negócio, a montar o caixa, quanto entra, quanto sai, quanto eu faturo. Também cresci como ser humano, aprendi a ter empatia com o outro, a entender a concorrência, cliente, o atendimento em geral”, declarou Larissa, que hoje administra o próprio negócio na costa sul e continua os estudos por meio do Curso Técnico em Gastronomia, promovido na sede do Verdescola, pelo Centro Paula Souza.
SOBRE O VERDESCOLA
O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação desde 2008 na Vila Sahy, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivo de fornecer atendimento psicossocial, educar e formar crianças e jovens para que tenham autonomia para a vida, conscientizar a população local, por meio de ações constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente, e promover parcerias para inclusão e redução da desigualdade social.
Com uma equipe multidisciplinar, oferece atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades complementares a 700 crianças e adolescentes e cursos de qualificação profissional e ensino técnico para jovens e adultos. Ao todo são 1.000 alunos por ano. Por cinco anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, o Instituto Verdescola foi premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil. Anualmente, é auditado pela Ernst & Young.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…