A ave foi resgatada no dia 23 de março em Caraguatatuba/SP e recebeu cuidados especiais durante 15 dias na base de estabilização do Argonauta em São Sebastião
O Instituto Argonauta realizou no último sábado, dia 11 de abril, a soltura de um Atobá-marrom macho (Sula leucogaster) na Praia Grande de São Sebastião, litoral norte paulista. O animal foi resgatado no dia 23 de março, pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, na Praia do Romance em Caraguatatuba – região do Porto Novo – e passou por cuidados especiais durante 15 dias antes de ser devolvido para seu habitat natural.
De acordo com os profissionais do Instituto, o animal foi encontrado com dificuldades para voar. Muito debilitado, estava caquético, apresentava sinais de desidratação e excesso de areia em suas penas. Apesar disso, estava em estado de alerta.
Antes da soltura, o animal passou por tratamento na Unidade de Estabilização de São Sebastião durante 15 dias, até se alimentar sozinho e conseguir alcançar voos. Foram realizados exames pré-soltura, cujo resultados apresentados estavam de acordo com os valores normais da espécie.
Atobás-marrons são comuns na costa brasileira, principalmente na região sudeste, onde, aqui na região se reproduzem no Arquipélago de Alcatrazes. Capturam suas presas mediante mergulhos rasos e vivem cerca de 25 anos, atingindo maturidade sexual em torno de três anos. Sua envergadura chega a 1,55m e sua altura 85 cm. Pesa em torno de 1,5kg.
Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada pela diretoria do Aquário de Ubatuba e que atua em todo litoral norte de São Paulo com projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de ser uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.
Seja um Argonauta!
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12)3833-4863 / (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 38335753 / (12) 99705-6506 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org e www.facebook.com/InstitutoArgonauta/
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…