Instituto Argonauta e Fundação Projeto Tamar realizam soltura de tartaruga marinha em Ilhabela
O Prefeito Toninho Colucci participou na última quinta-feira (7/7), na praia do Portinho, da soltura de uma tartaruga marinha, da espécie Tartaruga-verde (Chelonia mydas). A ação foi realizada pelo Instituto Argonauta e a Fundação Projeto Tamar.
“Há algumas semanas atrás, passando pela cidade de Ubatuba, parei para conhecer melhor o trabalho do Projeto Tamar e acabei conhecendo uma “moradora” da Ilha se recuperando nos tanques para poder voltar a vida em nosso canal. E agora fui convidado a participar da soltura da mesma tartaruga, após a sua recuperação, na praia do Portinho. Fiquei bem feliz e emocionado por ver o excelente trabalho realizado em prol do cuidado à nossa vida Marinha”, declarou o prefeito Toninho Colucci.
O animal foi encontrado por um mergulhador na Praia do Sergio, no dia 15 de fevereiro de 2021, debilitado e com marcas de interação com embarcação (hélice de barco) na carapaça. A tartaruga-verde foi resgata pela equipe de campo do Instituto Argonauta e encaminhada para reabilitação na Fundação Projeto Tamar em Ubatuba. O animal foi submetido a diversos procedimentos, inclusive cirúrgicos para retirada de tumores, respondendo bem aos tratamentos e recebendo alta médica para retorno ao mar, completamente recuperada e saudável.
A espécie durante muitos anos esteve na lista de animais ameaçados de extinção, mas graças a projetos que visam a proteção e conservação da biodiversidade marinha agora é considerada uma espécie em risco mais baixo, mas ainda dependente de muitas ações de conservação e conscientização da população para continuar fora da lista, devido principalmente a ameaças como as capturas incidentais em pescarias, a destruição de habitats e a poluição marinha. Sobre o Instituto Argonauta O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
Sobre o Instituto Argonauta
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.