A Portaria Conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos está prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
A medida visa à proteção dos segurados durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19). A princípio, o atendimento presencial nas agências do INSS retornaria na próxima segunda-feira (13/7), conforme a Portaria Conjunta 22 publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 22 de junho.
Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências do INSS no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.
Atendimento agendado
Vale destacar que, para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/
Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/
Meu INSS
Se você tem alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), agora tem todas as informações disponíveis sobre o serviço em um único lugar. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/
O Meu INSS foi criado para proporcionar mais facilidade, conforto e segurança ao cidadão que busca por serviços e benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS). Estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS.
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…