Ilhabela será palco de dois grandes eventos a partir de amanhã
O 2º Seminário Nacional Sobre Aplicação Responsável dos Royalties e Exposição Internacional do Bambu Ilhabela contarão com profissionais renomados
Dois grandes eventos devem movimentar Ilhabela a partir desta quinta-feira (29), por conta da participação de renomados profissionais, os quais deverão atrair um público considerável ao arquipélago. Trata-se do 2º Seminário Nacional Sobre Aplicação Responsável dos Royalties e a Exposição Internacional do Bambu Ilhabela.
Royalties
Assunto de grande relevância, não apenas para o município ilhéu, mas para todos os que recebem os recursos dos royalties – uma compensação financeira pelas consequências da exploração de petróleo e gás natural –, o 2º Seminário Nacional Sobre Aplicação Responsável dos Royalties, deve atrair um público considerável para os dois dias de trabalhos.
Com início nesta quinta-feira (29), e encerramento previsto para sexta-feira (30), o debate sobre o tema compreende pontos importantes como o anúncio de novos estudos e medidas já determinadas, tendo em vista a transparência das atividades, a consolidação do Fundo Soberano para aplicação dos recursos dos royalties – proposta apresentada um ano antes – e, também, a exposição com profissionais da área e demais gestores de Governo sobre a possível reabertura da discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a redistribuição dos recursos de royalties no País.
Entre os nomes confirmados está o de Rubens Cerqueira Freitas, representante da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que abordará regras de distribuição de royalties. Também estão confirmados Luís Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro das Comunicações e ex-diretor do Banco Central; Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES; além de cidades integrantes da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt).
Exposição
Também nesta quinta-feira (29), a Exposição Internacional do Bambu Ilhabela, com apoio da Prefeitura, via Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social, será aberta ao público que poderá conhecer um pouco mais sobre este material tradicionalmente usado pelas comunidades tradicionais da ilha, como nas construções de pau a pique, no artesanato, no covo, nas varas e apetrechos de pesca, nas cercas e no amparo dos ventos.
O bambu, no mundo contemporâneo, é uma resposta inovadora à construção civil, arquitetura, design e importante sequestrador de carbono; a maior plantação de bambu no arquipélago encontra-se, desde a década de 1930, na Ilha da Vitória, comunidade tradicional.
Com a participação de alguns dos maiores profissionais do ramo na atualidade, a mostra, promovida pelo empresário Nunes Bambu, terá como palco a Fazenda Engenho D’água, no bairro Engenho D’Água, no norte do município, com entrada franca.
Confira as programações
2º Seminário Nacional Sobre Aplicação Responsável dos Royalties
Dia 29 (quinta-feira)
15h – Abertura do credenciamento
16h30 – Abertura oficial do seminário
17h – Painel com Prefeituras para explanação do uso das verbas de royalties e debates de melhores práticas
18h30 – Encerramento
Dia 30 (sexta-feira)
10h – Palestra “Macroeconomia e Tendências 2019”, com Luís Carlos Mendonça de Barros
11h – Palestra “Regras de Distribuição de Royalties”, com Rubens Cerqueira Freitas
11h30 – Palestra “Cenários Econômicos do Brasil e do Mundo”, com Paulo Rabello de Castro
12h30 – Encerramento oficial
Exposição Internacional do Bambu Ilhabela
Novembro
Dia 29 (Quinta-feira) |Das 10h às 22h
10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas
20h | Abertura oficial do evento
Dia 30 (sexta-feira) | Das 10h às 22h
10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas
16h | Palestras, concursos, conferências e fóruns
21h | Apresentação de grupo artístico
Dezembro
Dia 01 (Sábado) | Das 10h às 22h
10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas
16h | Painel 1: Florestas
17h | Painel 2: Construções
18h | Painel 3: Água
21h | Shows de música e arte
Dia 02 (Domingo) | Das 10h às 14h
10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas
14h | Apresentação de trabalhos, premiações, sorteios e encerramento