Ilhabela recebe “Corrida da Paz” na próxima segunda-feira
A “Peace Run” é um evento mundial que envolve milhares de pessoas
Ilhabela recebe na próxima segunda-feira (24), a “Peace Run” (Corrida da Paz), que completa 30 anos de existência e irá passar de forma inédita por todos os países do hemisfério sul. É a maior corrida de revezamento com tocha do mundo, que saiu de Bali (Indonésia) em janeiro, e de 4 a 30 de junho estará no Brasil.
Em terras tupiniquins, os corredores voluntários vão passar com a tocha da paz por estradas, cidades e escolas do país. Para a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, o evento é uma oportunidade de celebrar a paz e a união. “É um grande evento, que tem um objetivo muito bonito, ele une as pessoas independente de suas crenças e culturas. Somos privilegiados em estar entre as 22 cidades brasileiras a receber a passagem dos corredores e da tocha”, declarou Gracinha.
Para receber os corredores e a tocha, o grupo passará pelo futuro monumento do Marco da Paz que será inaugurado no dia 3 de agosto. Além disso, a comitiva irá visitar pela manhã, as escolas municipais: Waldemar Belisário, Ruth Cardoso, Sebastião Leite e Maria Thereza, onde os alunos realizarão apresentações culturais e artísticas com o tema
“Paz”.
No período da tarde, às 16h, ocorrerá uma cerimônia, onde o município irá receber uma placa de homenagem da organização do evento, que será instalada na Praia do Perequê, com a participação da Bamif. No mesmo horário, haverá uma concentração para a “Corrida da Paz”, na praça Allan Kardec, na Barra Velha, os corredores não precisarão se inscrever, basta se juntar ao grupo e participar da corrida, que seguirá até o local onde a placa será instalada.
Sobre a “Peace Run”
Criada em 1987 por Sri Chinmoy, a Peace Run busca promover a amizade e compreensão internacionais. Sri Chinmoy acredita que o esporte é um poderoso instrumento para promover harmonia global.
Como símbolo dessa harmonia, os corredores voluntários levam uma tocha flamejante pelas cidades e passam-na de mão em mão. Com isso, pessoas de várias religiões, crenças, culturas e estilo de vida têm a oportunidade de expressar suas esperanças e sonhos para um futuro melhor, mais brilhante e mais pacífico.
Neste ano no Brasil, a Peace Run vai passar por 22 cidades, sendo elas: Chuy, Rio Grande, Mostardas, Osorio, Sombrio, Tubarão, Florianópolis, Balneário Camburiu, Joinville, São José dos Pinhais, Jacupiranga, Juquia, Santos, Praia Grande, Bertioga, São Sebastião, Ubatuba, Paraty, Ilhabela, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Niterói.
Além de correr pelas estradas e cidades brasileiras, um dos objetivos da Peace Run é levar a chama da paz para as crianças por meio de atividades nas escolas. O fundador da corrida Sri Chinmoy defendia que as crianças são as mais adequadas para trazer a harmonia no mundo, porque para elas é algo novo e fresco. Elas consideram cada manhã como um novo sonho.
Durante a passagem da tocha nas escolas os estudantes podem conhecer os corredores, segurá-la e expressar suas próprias esperanças e sonhos para um mundo mais harmonioso.
Os corredores que participam desta edição da Peace Run no Brasil são 6 mulheres e 9 homens que foram selecionados de acordo com suas capacidades físicas para correr, habilidades de fotografia e vídeo e também gastronômicas. Eles são do Brasil, Croácia, França, Áustria, Portugal, Romênia, Macedônia, Índia, EUA e Alemanha.
Pela primeira vez na história, todas as 44 nações do Hemisfério Sul do Planeta estão recebendo esta corrida que é ao mesmo tempo mundial e local.
Após a passagem pelo estado de São Paulo, a tocha segue para o Rio de Janeiro, onde se despede do Brasil. O próximo destino da tocha da paz é a África. O trajeto da corrida termina em novembro, de volta à Bali, onde foi seu início, completando a volta ao globo.
Sri Chinmoy
Durante toda sua vida, Sri Chinmoy foi reconhecido internacionalmente por suas numerosas iniciativas em prol da paz mundial. Um atleta, filósofo, artista e poeta, Sri Chinmoy, dedicou sua vida pelo aprofundamento dos ideais da harmonia mundial e unicidade.
Em 1987, ele fundou a Oneness-Home Peace Run como uma maneira de reunir as pessoas em um evento global e ao Ilhabela recebe “Corrida da Paz” na próxima segunda-feiramesmo tempo local. Ele conduziu meditações na sede da ONU nos EUA, recebeu prêmios de líderes governamentais e educacionais, bem como comunidades locais e indivíduos. Alguns deles são o Prêmio Madre Teresa, recebido do presidente da Macedônia, o Medalhão Nehru da UNESCO e o Premio Gandhi da Paz da Índia.
“Apenas os sonhadores da paz, os amantes da paz e os servidores da paz podem transformar o mundo” – Sri Chinmoy, fundador da Peace Run Oneness