
HRLN promove treinamento de resgate aéreo em parceria com o Grupo Águia de SP
Objetivo da atividade foi aprimorar a resposta a emergências na região, em casos que exigem atendimento hospitalar imediato
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), sediou no final de março um treinamento especializado com foco na padronização de pousos e na segurança operacional em situações de resgate aéreo.
A atividade foi conduzida pelo Grupo Águia de SP e teve como objetivo fortalecer a resposta a emergências na região, especialmente em casos que exigem atendimento hospitalar imediato, como deslizamentos, desmoronamentos e acidentes aéreos. O treinamento aconteceu no heliponto do HRLN e foi dividido em dois módulos: teórico e prático. Participaram profissionais das equipes de emergência da unidade, lideranças e o Corpo de Bombeiros.
Thiago de Paula da Silva do Nascimento, coordenador do Pronto-Socorro do HRLN, destacou a importância da capacitação e da articulação com diferentes instituições para assegurar um atendimento seguro e eficiente em situações de calamidade pública. Ele relembrou a experiência de fevereiro de 2023, durante a tragédia em São Sebastião, quando 52 pacientes em estado grave foram transferidos de helicóptero para o HRLN sem qualquer incidente.
Cristiane Sanchez Morine, coordenadora do Núcleo de Educação Continuada e Permanente (NEPP), reforçou o compromisso da unidade com o aperfeiçoamento constante das equipes. “Adotamos metodologias ativas e investimos continuamente em capacitações. Nosso lema é claro: ‘formando gente para cuidar e salvar vidas’, e isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população”, afirmou.
O treinamento reuniu mais de 30 profissionais e contou com o apoio fundamental da Polícia Militar, representada pela capitã médica PM Fabiana Maria Ajjar, pelo capitão PM Tarik Teixeira (líder da operação), pelo capitão PM Fábio Mattos Ragazzi e pelo 1º sargento PM Márcio Augusto da Costa.