Grupo de golfinhos é flagrado nadando pela orla de São Sebastião

Na manhã desta quinta-feira (2), um grupo de pelo menos 100 golfinhos, da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis), foi avistado a poucos metros dos costões das praias de Camburi, Camburizinho e Boiçucanga, na Costa Sul do município, o que torna a observação desses animais uma grande e nova atração turística natural na região.  

O primeiro registo do ano, feito pelo coordenador do Projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, que monitora baleias e golfinhos pelo litoral norte paulista, mostra animais fazendo acrobacias enquanto caçavam cardumes de peixes. “Foi um incrível show da natureza que as pessoas que acordaram cedo e estavam nas praias e costões puderam apreciar”, comentou Cardoso.

Segundo o coordenador do Baleia à Vista, a espécie de golfinhos é residente em nossa região e nesta época do ano costuma caçar cardumes de peixes próximo à praias e costões. “Esses animais utilizam diversas táticas e atuam em conjunto de forma coordenada fazendo “rodinhas” para encurralar os cardumes, batem caudas, saltam e conseguem juntar o cardume e encurralar os peixes de forma a ter alta eficiência na caçada”, detalhou Julio.

“É uma excelente notícia, pois o ano começa com ótimos sinais, uma vez que isso mostra que estes golfinhos seguem vivendo e caçando pela nossa região e que tem encontrado peixes para se alimentar”, finalizou.

De 2004 até o momento foram feitos 129 registros de golfinhos e outros 260 de baleias pelo Projeto Baleia à Vista e colaboradores. No ano passado, 105 baleias da espécie jubarte foram avistadas na região pelo mesmo Projeto, entre maio e agosto de 2019, o número é considerado um recorde. Além disso, houve ainda o registro de baleias-de-bryde, orcas e golfinhos.

Normas para observação

Com a chegada dos golfinhos, um grande número de pessoas sai de barco na tentativa de avistá-los. Para evitar que sejam feridas, existem normas para observação de cetáceos, que são: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear os animais; ao avistar um golfinho reduzir a velocidade e parar, se necessário, a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e nunca manter mais de duas embarcações próximas do animal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Serra Antiga da Tamoios é liberada ao tráfego após mais de 36h de interdição

A Concessionária Tamoios informou que a Serra Antiga (descida) foi liberada ao tráfego de veículos…

2 horas ago

Chuvas em Ubatuba altera cronograma de Escolas Municipais

Confira as unidades que terão aulas suspensas nesta segunda-feira, 7 A Secretaria de Educação de…

2 horas ago

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

11 horas ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

12 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

1 dia ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

1 dia ago