Prefeitura contabiliza prejuízos com chuvas desde Janeiro no município
A Prefeitura de São Sebastião tem acelerado o ritmo das obras de drenagem no município. A celeridade vem após a sequência de chuvas – desde janeiro, e que tem causado diversos prejuízos à cidade e à Administração Pública.
A força das águas também traz registros de veículos sendo arrastados e ruas perdendo seus bloquetes.
Na região central da cidade a chuva precisa de pouco tempo para evidenciar a falta de investimentos por décadas em um sistema de escoamento e drenagem eficiente. Soma-se ainda anos de descarte irregular de lixo, e de construções irregulares em áreas de risco.
O Governo Municipal, através de empenho das secretarias municipais, e equipes das Regionais – setor ligado a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), tem se empenhado para recuperação das ruas, e restabelecer a normalidade nas vias públicas.
Um exemplo é no bairro do Pontal da Cruz, que está recebendo obra de drenagem. No início da Rua Ermínio Dela Guardiã, a Prefeitura instala uma nova linha de dutos, pois a tubulação que estava no local encontrava-se totalmente danificada por raízes de árvores que impediam a drenagem da água. Do outro lado da avenida, em uma viela, será feito aumento da grelha de captação da água pluvial.
A obra tem sido acompanhada de perto pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que tem vistoriado os pontos de alagamento registrados na cidade.
Córrego – A Prefeitura também tem realizado a limpeza de todas as pontes do córrego do Outeiro, assim como diversas ruas do Centro Histórico. São Sebastião ingressou no nível de atenção, e registrou mais de 100 mm várias vezes desde quando as chuvas começaram em Janeiro.
A limpeza das ruas começou pela Avenida Guarda Mor Lobo Viana, e se estendeu até o muro da Petrobras.
São equipes com servidores, caminhões e máquinas que fazem a manutenção da região central. Um mutirão se concentra na limpeza das ruas Cidade de Santos, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, São Geraldo, e Avenida Guarda Mor Lobo Viana, entre outras vias públicas.
“Acabamos também de limpar a rua do hospital, as duas da Prefeitura, e a do Ciretran. Ao todo foram 20 imediações de ponte limpas no córrego do Outeiro. Contamos com a população para mantê-las limpas”, disse José Carlos Cardim, responsável pela Regional Centro.
De acordo com Cardim, as ações de limpeza se intensificaram com o período de chuvas. “Faremos a limpeza periodicamente, no mínimo duas vezes por semana”, explicou.
A programação cultural da XVII Semana da Consciência Negra de Ilhabela continua até este domingo…
A Polícia Civil de Pindamonhangaba confirmou que foi localizada nesta quinta-feira (22), a estudante de…
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo)…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…