Golpistas se passam por funcionários da prefeitura de Caraguatatuba para o novo golpe no WhatsApp
Em novo golpe no WhatsApp, criminosos ligam para comerciantes e enviam mensagens se passando por funcionários da Secretária de Urbanismo e fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba. Um comerciante caiu no golpe e perdeu R$ 10 mil reais depois que seu celular foi clonado após receber uma mensagem no aplicativo e ele abriu.
O objetivo do golpe é passar pela dupla autenticação do WhatsApp, recurso de segurança que tem a função de impedir que o usuário tenha sua conta roubada. Depois de falar com as vítimas, os criminosos tentam convencer o usuário a fornecer o código de seis dígitos enviado por SMS para “confirmar a realização da pesquisa”.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, alerta que essa não é a forma de trabalho das equipes. “Não enviamos ou fazemos nenhuma fiscalização por telefone. Nossos fiscais vão in loco e, se houver necessidade, fazem a autuação no local”.
Conforme Cardozo, a pasta tem recebido reclamações neste sentido e a orientação é que seja registrado boletim de ocorrência.
Dicas para evitar golpes
Não clique em links externos, nem faça download de arquivos anexos. Se chegar número de telefone, não ligue de volta. Procure o número oficial na internet, caso precise fazer contato.
Jamais digite qualquer número que receber, seja por SMS ou aplicativo (como WhatsApp).
Nunca informe sua senha, que é secreta e pessoal. Mensagens surpresas podem ser uma bomba. Não responda se não conhece. Se suspeita de golpe, bloqueie o número, sem responder.
Acompanhe outras resenhas do litoral norte #DEUBO