Furtos de fios volta “assombrar” e imóveis amanhecem no escuro
Só neste mês três residências já foi alvo desse tipo de crime no bairro Sumaré, em Caraguatatuba.
Eles agem enquanto a cidade dorme. É no calar da noite que os criminosos fazem de tudo para levar fios de energia elétrica, que possuem ‘visado’ cobre em sua composição. Um dos mais recentes foi registrado por volta 05h, no último sábado (07), no bairro do Sumaré, em Caraguatatuba.
Uma residência amanheceu no escuro depois que fios da caixa de luz e cabos foram furtados por criminosos. Moradores acreditam que o crime é praticado por viciados em drogas que frequentam o bairro. “Já tivemos esse problema aqui no bairro, na época além das casas o comércio também sofreu com esse tipo modalidade criminosa”, conta um morador que não quis ter o seu nome divulgado.
Só neste mês já foram registrado três casos semelhantes de furto de fios no bairro deixando os moradores no escuro e com prejuízo para repor o material furtado. Os moradores pedem mais Patrulhamento da Polícia Militar no bairro durante a noite e madrugada para tentar flagrar quem está furtando as casas no bairro.
Crime de receptação
Uma megaoperação foi desencadeada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Urbanismo e Saúde, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, com objetivo de fiscalizar ferros-velhos que possam estar comprando materiais nobres como cobre para revenda. Esses produtos têm alto valor agregado.
Participaram da blitz 18 pessoas. Em dois dias foram 11 estabelecimentos notificados pelas equipes de Posturas e Vigilância Sanitária para apresentação do alvará de funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A iniciativa ocorre após um aumento no registro de furtos de materiais como fios de cobre de cabos de energia, tampas de bueiros, hidrômetros, gradis de ferro, o que tem preocupado as autoridades.
No balanço até momento 7 ferros-velhos foram notificados para apresentar documentos e 5 foram interditados. A orientação para a população é que em caso de atitudes suspeitas ligue imediatamente para o telefone 190 da Polícia Militar ou faça denúncias pelo 181 da Polícia Civil.