O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo do Estado de São Paulo, continuam a receber famílias na Vila de Passagem da Topolândia.
Na segunda-feira (8), mais três famílias, com oito pessoas, vítimas das chuvas de 19 de fevereiro, chegaram à residência temporária que fica à Rua Antônio Pereira da Silva, na região central. Somando às outras quatro famílias com total de 15 pessoas, já são 23 pessoas de sete famílias que estão em um dos blocos de 12 unidades habitacionais. Segundo a CDHU, os moradores serão transferidos de forma gradual. No local, serão entregues 72 casas temporárias.
Conforme o governo estadual, o mobiliário das residências é composto por eletrodomésticos da linha branca como fogão e geladeira, doados pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP), enquanto camas de casal, beliches, colchões, ventiladores, produtos de higiene pessoal e de limpeza, utensílios domésticos e itens de cama, mesa e banho, foram doações dos governos federal e estadual, entidades, sociedade civil e parceiros solidários do Fundo Social de São Sebastião.
Kátia da Silva Santos, 38 anos, diarista, teve a casa, na Rua Arthur Leal de Almeida, bairro Boiçucanga, na Costa Sul, afetada pelas chuvas. “No começo me senti insegura em vir para a Vila de Passagem, mas quando cheguei aqui, fui muito bem tratada pelo pessoal da CDHU, pelo Fundo Social e também pelos meus novos vizinhos. Sou separada e vim com o meu filho Isaac Willison, de 16 anos. Estamos muito bem amparados. Agradeço aos governos por cuidarem da gente de forma tão rápida. Não é fácil o que passamos, mas somos cuidados com muito carinho”, afirmou Kátia.
“Aqui tudo está funcionando e foi montado com muito carinho pela equipe do Fundo Social. Minha casa, também na Rua Arthur Leal de Almeida, foi afetada pelas chuvas. Eu estava na casa de parentes. Cheguei na Vila de Passagem na segunda-feira, com o meu marido Alexandre e meus filhos Vanderlei, 15 anos, e Maria Clara, 7 anos”, contou a atendente de lanchonete Jaqueline Soares, 40 anos.
Ela ainda relatou que as crianças ganharam até brinquedos do Fundo Social e já estão se divertindo com os novos amiguinhos que fizeram na Vila. “Fomos bem recebidos pela equipe da CDHU, da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Fundo Social. Não imaginei que mudaríamos tão rápido e a casa é maior do que eu pensava. Estou muito feliz e impressionada com a agilidade que o Governo do Estado e a Prefeitura fizeram tudo isso. Só temos a agradecer a solidariedade de todo o povo brasileiro nas doações que tanto nos ajudam”.
Doações
De acordo com o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, foram doadas às vítimas da calamidade, pelos governos federal e estadual, iniciativa privada, entidades e sociedade civil, mais de 1 mil toneladas de alimentos não perecíveis, cestas básicas, água, linha branca (fogão e geladeira), produtos de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, produtos de limpeza, baldes, vassouras, rodos, roupas e calçados adultos e infantis, camas de casal, solteiro, beliches, colchões de casal e solteiro, itens de cama mesa e banho, utensílios domésticos, rações e itens para pets, entre outros.
Foram doados em depósitos e PIX na conta solidária do Fundo Social mais de R$ 1,5 milhão que serão destinados às famílias vítimas da calamidade, em donativos necessários, que não compõem o estoque da entidade, e nas campanhas solidárias as famílias emergencialmente vulneráveis do município.
As doações podem ser feitas por meio da conta Fundo Social de São Sebastião, CNPJ: 28.086.952/0001-99, Banco do Brasil, Agência 0715-3, Conta Corrente: 54708-5, ou pela Chave PIX CNPJ: 28.086.952/0001-99.
Mais informações no Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião à Rua Capitão Luiz Soares, 33, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de contato é o (12) 3892-4991.
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…