O Festival “MACC Museu Vivo”, que reúne artistas locais de Caraguatatuba, inicialmente previsto para acontecer no dia 24, foi transferido para o dia 31 de agosto, no mesmo horário das 14h às 20h, na Praça do Caiçara, em Caraguatatuba, São Paulo.
O evento é iniciativa multifacetada, com diversas atrações gratuitas, que visa integrar a arte e a cultura à vida da comunidade por meio de atividades educativas e inclusivas.
Os Festivais englobam quatro eventos culturais que integram o projeto “Por Dentro do MACC” e serão realizados na Praça do Caiçara, com entrada gratuita e acessível a todos os públicos.
Programação
* Feira Agroecológica RAPECCA – Horário: 14h
Feira voltada à promoção do consumo consciente, com diversas barracas de produtos agroecológicos e sustentáveis.
* Poesia: Slam Ponta de Lança – Horário: 15h
Competição de poesia com um grupo de poetas vinculados ao movimento, destacando a força da palavra falada e a expressão cultural.
* Espetáculo: Circo- Horário: 18h
Apresentação circense com performances de Sirena Merqueen e La Catrina, oferecendo um espetáculo visual e artístico único.
* Música: lançamento de Álbum – Horário: 19h
Lucas Bonfim lançará seu primeiro álbum, interpretando suas músicas ao vivo e compartilhando sua arte com o público.
* Música: Show – Horário: 20h
Apresentação da banda Gaijin Sentai, reconhecida por sua fusão de rock, pop e influências da cultura pop japonesa, encerrando o evento às 21h.
Sobre o projeto “Por Dentro do MACC”
Uma iniciativa abrangente, focada em promover a cultura, a arte-educação, a acessibilidade, a inclusão e a diversidade no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). O objetivo principal do projeto é abrir as portas do MACC para um universo de experiências artísticas e culturais, que integrem e enriqueçam socioculturalmente a população local e regional.
O museu promove inclusão e acessibilidade, oferecendo entrada gratuita e uma diversidade de manifestações artísticas e culturais.Pretende tornar-se um centro de referência cultural ativo, por onde transitam pessoas de todas as idades e origens.
As atividades educativas visam despertar a criatividade e o interesse pela arte em diferentes faixas etárias, desde crianças até adultos. Isso inclui oficinas, cursos, palestras e visitas guiadas, sempre com o foco em integrar o aprendizado artístico ao cotidiano da comunidade.
É primordial para o MACC que todas as atividades e exposições sejam acessíveis a pessoas com diferentes habilidades e necessidades, incluindo aquelas com deficiências físicas, visuais e auditivas.Para isso, o MACC adaptou seu espaço físico e conteúdos, tornando a experiência inclusiva para todos. Além disso, o projeto visa unir diferentes públicos e promover o diálogo intercultural e intergeracional.
Há uma rica diversidade cultural na região, que merece ser vista e ouvida, reforçando a importância de trabalhar com artistas locais.
O projeto é incentivado pela Lei Paulo Gustavo e realizado pelo Ministério da Cultura. O projeto conta com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), e Arte Impressa Produções. A produção é realizada por OZE Produções, Tudo Vira Cult, e Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Festival “MACC Museu Vivo”
Data: 31 de agosto de 2024 (sábado)
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça do Caiçara, Caraguatatuba, SP
Horário: Das 14h às 20h
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…