Feira de Adoção de Cães acontece em duas cidades do Litoral Norte
O primeiro dia da Feira de Adoção de Cães realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta quinta-feira (4), teve como resultado a adoção de quatro animais. O evento continua amanhã (5), das 13h às 16h, ao lado do Estacionamento do Supermercado Semar, na Rua Anjolino Viola, n.º 318, no Centro.
Todos os animais disponíveis para adoção estão vermifugados e microchipados. Os adultos são castrados e os filhotes terão o procedimento garantido pelo CCZ assim que atingirem a idade necessária para a cirurgia.
Para adotar um animal, é necessário ser maior de 18 anos, possuir um local adequado para criá-lo e não ter mais de dez animais no domicílio. Também é obrigatório apresentar documento com foto e comprovante de residência.
Durante a feira, todos os protocolos de prevenção à Covid-19 estão sendo seguidos, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Adoções também podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30, na sede do CCZ, à Avenida Dario Leite Carrijo, n° 2.598, bairro Jaraguá. No local, há cães e gatos, filhotes e adultos, sendo os adultos já castrados e microchipados. Mais informações pelo telefone (12) 3861-2555.
Microchipagem
A implantação de microchip no dorso de cães e gatos é realizada gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses em animais castrados no local. A tecnologia facilita o resgate de animais em caso de roubo, fuga ou atropelamento, pois é possível, com a leitura do chip, ter acesso às informações que integram o sistema do CCZ, como identificação e localização do proprietário.
O microchip também facilita o trabalho de veterinários, por conter dados de vacinação. O fato de o benefício somente ser concedido a cães e gatos castrados pelo CCZ incentiva a realização do procedimento cirúrgico e auxilia no controle populacional de animais pelo município.
Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba vai abrir as portas neste sábado (6) para mais uma feira de adoção. Esses animais estarão disponíveis na unidade, no Jardim Britânia, das 9h às 13h.
Os amiguinhos da feira de adoção são cães e gatos, filhotes e adultos, clinicamente saudáveis e totalmente dóceis. Eles foram vacinados contra raiva, vermifugados e estão aptos a participar do programa de castração.
Cada animal possui uma história e merece um novo lar com ambiente e espaço físico adequados e muito amor e cuidado. Alguns foram resgatados em via pública, outros já passaram por situação de maus-tratos. Por isso, a pessoa deve estar ciente da responsabilidade e comprometimento de cuidar de um bichinho de estimação.
Os interessados em realizar a adoção devem estar munidos do RG, CPF e um comprovante de endereço. O adotante passará por uma breve entrevista com os profissionais.
Este processo para adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem estar.
Guias e coleiras são extremamente importantes para adoção de cães de porte médio e grande. Para os felinos, será preciso uma caixa própria para o transporte, o que permite a melhor locomoção do pet. Esses três itens facilitam e dão mais segurança à adoção.