A proposta deste trabalho fotográfico é compartilhar uma coletânea de fotografias capturadas em Caraguatatuba desde janeiro de 1997 data que o repórter fotográfico veio morar na cidade, até os dias atuais.
A maioria dessas imagens foram produzidas para jornais e agências de fotojornalismo da região do vale do paraíba e capital, a maioria delas desenvolvida pelo fotógrafo ou pautada pelas redações. Sempre com olhar imparcial, sem juízo de valores, procurando mostrar a realidade dos fatos sem interferência editorial ou governamental.
E com esse olhar de mundo o fotógrafo vem trabalhando até os dias atuais, pois a fotografia segundo ele “é uma arte em eterna transformação, este projeto fotográfico é dinâmico pois nunca parou e nunca vai parar, é o olhar do repórter fotográfico que procura mostrar através de sua visão de mundo, o mundo dos outros” comenta Stadler
Segundo o fotojornalista a linha adotada para essa exposição virtual foi direcionada às pessoas que fazem esta cidade tão especial, o povo Caiçara, suas tradições, costumes e suas belezas naturais, que fazem que os caiçaras de coração se apaixonarem e virem morar na município.
Com seu olhar simplista e apurado tenta passar esses sentimentos, tornando a fotografia algo fascinante e mágico, diz o fotógrafo. “A magia da fotografia nos possibilita mostrar nosso olhar de uma forma própria, simples e intimista”. Dispara.
Da exposição
A exposição virtual “Cotidiano Caraguatatuba” é formada por uma minuciosa edição do fotojornalista, e conta com 337 fotografias em um formato classificado como “fotovideo” com duração de 13 munitos, onde a edição das imagens em sequência procura contar um pouco da história, dos moradores da cidade, seus costumes, e suas belezas naturais.
E um detalhe foi percebido e colocado em meio a exposição, as corujas buraqueiras, que habitam as orlas das praias de todo município.
E segundo o fotógrafo já podem ser classificadas como patrimônio municipal, “o morador de Caraguatatuba aprendeu a cuidar desses belos animais que habitam nossas praias, a iniciativa começou com moradores que cercavam os ninhos com cercas de arame e colocavam placas indicativas e para proteção das aves e seus filhotes, e a prefeitura abraçou a ideia, tornando isso uma política pública, ajudando a proteger esse que já considero um patrimônio de nossa cidade” finaliza o autor.
Além disso a exposição mostra aspectos da cultura noturna, seus bares, seus músicos, e amizades, também mostra um pouco de gastronomia, a fazenda de mexilhão da praia da Cocanha, a pesca artesanal e seus costumes
A fase difícil da pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos, as mazelas enfrentadas pelo povo trabalhador e guerreiro da cidade, um apanhado do dia a dia de uma cidade em plena transformação.
Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura
A exposição foi realizada pelo do edital nº193/21 da lei de incentivo à Cultura Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de Caraguatatuba,.
Do Autor
Thales Stadler começou sua carreira de repórter fotográfico em Mogi das Cruzes no ano de 1992 no Jornal Diário de Mogi, jornal esse que lhe abriu portas para as mais importantes redações do estado de São Paulo. Em janeiro de 1997 veio trabalhar na sucursal do então Jornal Valepaibano em Caraguatatuba, onde trabalhou por dois anos, após a saída em 1999, passou a trabalhar como freelance para vários jornais, como Folha de São Paulo, Agência Estado, Globo, Diário de São Paulo entre outros, cobrindo as quatro cidades do litoral norte de São Paulo.
Em 2003 foi contratado pelo jornal Diário do Grande ABC em Santo André, onde desenvolveu de forma pela sua carreira, realizando as mais importantes coberturas jornalísticas de sua carreira, eleições presidenciais, campeonatos nacionais de futebol, vôlei, basquete, handebol, Panamericano do Rio de Janeiro em 2007, Copa Libertadores da América, Jogos da seleção brasileira de futebol, entre eles a despedida do jogador Romário. Na área cultural, cobriu shows de bandas internacionais e nacionais, teatro, cinema, circo de soleil.
Também atuou em assessorias de imprensa, na câmara e prefeitura de São Bernardo do Campo, e assessor de imprensa do deputado federal Alex Manente. Cobertura da Rio + 20 em 2012 no Rio de Janeiro.
Editor assistente do jornal Folha de São Paulo, sócio da agência de fotojornalismo AbcDigipress, e em 2014 voltou a Caraguatatuba. Atualmente desenvolve projetos de fotografia documental, e realiza trabalhos com fotografia comercial para redes sociais.
Serviço
A exposição “Cotidiano Caraguatatuba” segundo o autor tem objetivo de abranger o maior número de pessoas, e será exposta em pontos públicos e particulares, o lançamento será na Parodi Pizzaria & VINOTECA, na Prainha, sexta-feira dia 29 de abril a partir das 19h.
O evento contará com apresentação musical do saxofonista Vinicius Andrade, e será cobrado couvert artístico simbólico de R$5,00. Endereço, rua. Dr. Antônio Roberto de Almeida, nº 484, Prainha, Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.
Reservas: (12) 3883 5519 WhatsApp (12) 97813 0272
Comerciantes, associações de bairro, associações de pesca, APAE, entidades públicas e privadas que tiverem o interesse em expor a “Cotidiano Caiçara” entre em contato com o autor Thales Stadler por suas redes sociais.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…