A mostra integra as comemorações dos 167 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar” do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos.
Entre outros eventos culturais promovidos pela Fundação em comemoração ao município, a exposição festeja os 167 anos com a abertura da mostra no dia 20.
Obras dos ceramistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Zandoná e dos artistas convidados Clayton Santos e Giuliana Argañaraz e textos de Oscar D’Ambrosio integram a mostra.
Com 95 peças, há criações baseadas na cultura dos povos originários da América Latina que envolvem questões sonoras, instrumentos de percussão de matriz africana e as mulheres protagonistas de Zandoná, universo em que o feminino e a feminilidade se manifestam em uma peculiar mescla de vigor e delicadeza. Os convidados apresentam telas e grafismos étnicos em tecido.
Salas temáticas
A sala Sonidos latino-americanos é um mergulho no universo denso, profundo e fascinante da pluralidade da cerâmica dos povos originários da América Latina, peças indígenas que envolvem questões sonoras dentro de uma perspectiva arqueológica.
São buzinas, apitos e tambores tanto dos Kaingang quanto das tradições amazônidas, bem como de culturas Pré-hispânicas, pesquisados e produzidos com o intuito de levar ao público, formas que ficariam perdidas no tempo sem esse tipo de reconstiuição.
Já a sala Sonoridades de matriz africana reúne instrumentos de percussão, representações de entidades do candomblé e tambores. Há ainda esculturas feitas em cerâmica a partir do estudo das peças originais em madeira. Busca-se assim resgatar sonoridades que constituem as raízes das múltiplas facetas do Brasil, sendo essenciais na preservação da tradição oral e das ancestralidades.
Na sala Mulheres de Zandoná, a ceramista mostra as suas mulheres e as histórias daquelas que alimentam bebês, carregam objetos na cabeça e contemplam o observador com ar interrogativo, expressando as diversas facetas do cotidiano feminino na cultura brasileira.
A terra é base da criação de um universo em que o feminino e a feminilidade se manifestam em uma peculiar mescla de vigor e delicadeza plena de memórias afetivas e identidade visual na forma de representar o mundo.
Visitação
A exposição fica em cartaz até o dia 8 de junho e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba.
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…
Realização de treinamento no Serramar Shopping reforça parceria do empreendimento com a Polícia Militar A…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…
As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…