A Sabesp recebe, neste mês, a visita de estudantes de Caraguatatuba e Ubatuba nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Porto Novo e Carolina. As ações contribuem para a ampliação da consciência ambiental dos alunos e ainda estimula o uso racional da água e dos recursos naturais. A Companhia vai receber estudantes do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba e da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Nesta sexta-feira, 29 de setembro, estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, vão visitar a ETA (Estação de Tratamento de Água) Porto Novo e conhecer de perto o processo de tratamento de água realizado pela Sabesp, por meio da visita monitorada. Já na cidade de Ubatuba, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, que estão participando este ano do Programa Educa Sabesp, vão visitar, nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro, e 23, 24 e 25 de outubro, a ETA Carolina, a principal estação que abastece a região Central de Ubatuba. Alunos da rede de ensino de Caraguatatuba, que também integram o Educa Sabesp visitarão a ETA Porto Novo nas próximas semanas.
Em setembro, outros 40 alunos da Fatec, dos cursos de Administração e Logística, também visitaram a ETA Porto Novo, em Caraguá. Outra instituição de ensino que esteve no local foi a Etec. As visitas monitoradas com os universitários e os alunos do Ensino Fundamental tem como objetivo promover a educação ambiental e conscientizar os estudantes sobre a importância do tratamento adequado da água. Durante as visitas, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da companhia.
Rui Cesar Rodrigues Bueno, superintendente da Sabesp no Litoral Norte, ressaltou a importância da iniciativa para os estudantes. “As instruções e o acompanhamento durante as visitas permitem que os estudantes entendam melhor o trabalho realizado pela Sabesp, que vai além do simples processo de captação, tratamento e distribuição da água”, confirma Rui e enfatizando que a mensagem que fica é de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna.
Do ponto de vista pedagógico, estas práticas fortalecem as ações de educação ambiental, proporcionando aos visitantes conhecimentos que transformam sua relação com o meio ambiente, tornando-os mais conscientes e sustentáveis em suas atitudes diárias. A preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos hídricos são questões fundamentais para garantir um futuro sustentável do planeta. “Os estudantes podem ser agentes de mudança e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para todos”, finalizou Rui.