Estrada Parque de Castelhanos é liberada com ressalva relativa a fortes chuvas
Decisão foi tomada durante vistoria técnica integrada realizada na tarde desta quarta-feira (13) por órgãos governamentais municipais e estaduais.
Após vistoria técnica integrada, realizada na tarde desta quarta-feira (13), por órgãos governamentais municipais e estaduais, a Estrada Parque de Castelhanos, que corta o Parque Estadual de Ilhabela, foi liberada com ressalva, na condição de que essa situação se mantenha somente se não ocorrer chuvas superiores a 110 milímetros, um padrão de segurança adotado pela Defesa Civil do Estado.
A visita técnica, realizada das 14h30 às 17h00, contou com a presença de representantes da Fundação Florestal; Parque Estadual de Ilhabela; Polícia Militar Ambiental; Secretarias Municipais de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Meio ambiente e Desenvolvimento Econômico e do Turismo; Defesa Civil e Associação dos Jipeiros de Ilhabela. A visita
foi coordenada pelo Diretor do Parque Estadual de Ilhabela, Francisco Honda, e acompanhada também pelo Gerente da Fundação Florestal no Litoral Norte, Leandro Caetano.
Durante a vistoria, foram visitados vários trechos com registros de ocorrências durante forte e constante chuva que caiu sobre o Litoral Norte nos últimos dias. O grupo esteve no quilômetro 15+120 metros, um dos mais afetados. No local, no dia anterior, homens e máquinas da Prefeitura, Defesa Civil e coordenação do Parque Estadual, tiveram muito
trabalho para fazer a desobstrução do trecho após a queda de uma grande árvore, com aproximadamente um metro de diâmetro, que ao tombar arrastou outras de médio e pequeno porte, bloqueando esse trecho.
Ficou decidido pelo grupo que a estrada será liberada a partir desta quinta-feira (14), mas caso a previsão de chuva se confirme, poderá ser novamente interditada até que a Defesa Civil do município, junto ao Parque Estadual, volte a considerá-la segura para o tráfego de veículos. O combinado é que a precipitação pluviométrica superior a 110 mm
provocará nova interdição.
O Diretor do Parque Estadual de Ilhabela, Francisco Honda, agradeceu a participação do coletivo e explicou a preocupação com a segurança dentro do parque após as fortes chuvas que atingiram a região e provocaram grandes deslocamentos de terras e quedas de árvores em vários locais, o que provocou o fechamento do parque do arquipélago e trechos de rodovias
em outras cidades. “Agradeço a presença desse colegiado que participou da vistoria integrada e da tomada de decisão pela reabertura da estrada, nas condições apresentadas”, afirmou Honda.
O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, que acompanhou serviços de desobstrução de dois trechos afetados pelas fortes chuvas, na terça-feira (12), elogiou o esforço de todos os órgãos envolvidos. “Parabenizo a todos pelo trabalho voltado à preservação do Parque Estadual e utilização da estrada de maneira segura. Esse patrimônio de nosso arquipélago precisa ser conservado e utilizado com acompanhamento das pessoas responsáveis por sua manutenção”.