Categories: São Sebastião

Estado abre Consulta Pública do projeto de concessão do serviço de travessia de balsa

O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial, a abertura da consulta pública para colher sugestões e contribuições da população sobre o projeto de parceria público-privada (PPP) para operação, manutenção e realização de investimentos para exploração do sistema de travessias hídricas de competência do Estado. Entre elas, está a travessia São Sebastião/Ilhabela.

A concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e inclui a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias, sendo oito litorâneas (operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista), três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e 3 no Reservatório de Paraibuna. Essas linhas, juntas, atendem a mais de 50 mil usuários diariamente.

As 14 linhas a serem concedidas incluem: São Sebastião-Ilhabela; Santos-Vicente de Carvalho; Santos-Guarujá; Bertioga-Guarujá; Cananéia-Continente; Cananéia-Ilha Comprida; Cananéia-Ariri; Iguape-Juréia; Bororé-Grajaú; Taquacetuba-Bororé; João Basso-Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.

Os documentos técnicos, estudos e as minutas de edital e contrato estarão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias em Investimento (SPI), por meio de uma sala de dados (data room). O acesso poderá ser solicitado pelo e-mail travessias.sp@sp.gov.br, incluindo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade do requerente. O prazo para envio de contribuições ficará aberto até o dia 23 de dezembro de 2024.

As informações a respeito do projeto podem ser consultadas no site da SPI (link: https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/travessias-hidricas/ )

Programa de Investimentos

A proposta do Governo de SP prevê a renovação completa da frota, implantação de 20 novos terminais e ampliação/reforma dos existentes; redução dos tempos de fila (melhora na oferta do serviço); e a eletrificação das travessias. O investimento previsto é superior a R$ 1 bilhão e a demanda estimada para 2050 é de 22 milhões de passageiros. Em relação à tarifa, o valor será mantido.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ilhabela sedia rodada de estreia do Campeonato Paulista de Rugby M-15

Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…

57 minutos ago

Mulher fica ferida após ataque surpresa de homem com faca no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba

Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…

1 hora ago

APAS projeta crescimento de 4,2% nas vendas de Páscoa

Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…

3 horas ago

Buscas por jovem desaparecido no mar de Ubatuba prossegue neste domingo (13)

Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…

4 horas ago

Veículo pega fogo no acesso ao bairro Olaria no Contorno Norte da Tamoios em Caraguatatuba

Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…

5 horas ago

Sabesp realiza obras no bairro Ipiranguinha em Ubatuba

Segundo a companhia, as intervenções têm como objetivo o prolongamento e reforço da rede de…

16 horas ago