O grupo Família Burg chega para compor a programação cultural em Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e apresenta seu espetáculo “Mistérius” no domingo (25/6) às 10h, na Praça Jorge de Castro, Polo Cultural no Travessão. A entrada é franca, o espetáculo tem a duração de 50 minutos e é livre para todas as idades. Este projeto foi contemplado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo através do PROAC 08/2022 Circulação de Espetáculo Circense.
O espetáculo captura a atenção do espectador para as formas animadas da magia clássica sob uma leitura que atravessa a mágica e chega à comicidade. O espetáculo teve a orientação do mágico campineiro Márcio Parma para a realização de truques e quadros de grande ilusão, o palhaço italiano Leris Colombaioni e o argentino Abel Saavedra colaboraram com o repertório de gags. A produção cultural é de Thauany Mesquita.
A trupe encena truques de desaparecimento e transformações utilizando objetos e até mesmo pessoas, além de passes de mágica e hipnose com muito encantamento e dinamicidade, a inspiração em números clássicos internacionais como o encantador de cobras, o escapista e o sumiço de pessoas no palco estimulam a participação do público.
“Mistérius” propõe uma comunicação artística com o espectador que não pressupõe o uso da linguagem oral, é um espetáculo circense “dançado” sobre temas musicais de suspense combinado à inspiração das composições latinas do início do século XX. Todo o conjunto resulta em um espetáculo lúdico, animado, interativo e livre para todas as idades.
Trajetória
A Família Burg é formada por Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e pela atriz Joana de Toledo Piza. No ano de 2001, eles iniciaram suas atividades como palhaços por meio da pesquisa “A descoberta do Clown pessoal”, orientada por Ricardo Pucetti, do Lume Teatro, de Campinas. Desde então, a companhia vem aprimorando o exercício da comicidade, a arte de fazer rir, sem criticar algo, seja com reprises, números, entradas ou espetáculos. Leris Colombaioni, tradicional palhaço italiano, foi um nome de grande importância para a formação da identidade cômica da Família Burg, auxiliando no aperfeiçoamento do tempo cômico e agregando novas possibilidades ao repertório do grupo.
Ao integrar o quadro de companhias da Cooperativa Brasileira de Circo, a Família Burg conquistou visibilidade em importantes festivais de circo e eventos gerais, como a Palhaçaria Paulistana, o Festival de Circo de Limeira, Virada Cultural Paulista, Circuito Cultural Paulista e Circuito Sesc de Artes. Os artistas da Família Burg foram cofundadores do antigo Espaço Cultural Semente, em Campinas, e hoje colaboram com a gestão coletiva do Centro Cultural Casarão, na mesma cidade. Eles desenvolvem pesquisa, ensaiam, oferecem cursos e realizam seus espetáculos.
SERVIÇO:
Espetáculo: Mistérius
Data: 25/6 (domingo) às 10h
Valor: Gratuito
Local: Polo Cultural do Travessão
Endereço: Praça Jorge de Castro, 35 – Travessão – Caraguatatuba
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…