Equipe do Instituto Argonauta avista baleia e grupo de golfinhos em Ilhabela
A equipe do Instituto Argonauta registrou nesta semana um espécime da Baleia de Bryde e um grupo de golfinhos na cidade de Ilhabela, litoral norte paulista. Os animais promoveram um verdadeiro espetáculo no mar.
As imagens de tirar o fôlego são do biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, da equipe do Instituto Argonauta.
A Baleia de Bryde foi avistada pela manhã, próxima a Ponta Grossa – porção nordeste da Ilha. Já o grupo de golfinhos da espécie Steno bredanensis, conhecido popularmente como “golfinhos de dentes rugosos”, foi avistado à tarde, próxima a praia do Bonete em Ilhabela.
“A Baleia de Bryde é uma espécie que vive por aqui mesmo, entre a região costeira e oceânica. Se alimenta de pequenos peixes”, acrescentou. A Baleia de Bryde ( Balaenoptera brydei ) pode chegar até 16,5 metros de comprimento, mas a média do tamanho é entre 13 a 15 metros.
Essas imagens retratam um pouco da grande biodiversidade da nossa região. E, mais uma vez, mostram que os animais parecem estar à vontade enquanto a humanidade desacelera.
𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐀𝐫𝐠𝐨𝐧𝐚𝐮𝐭𝐚
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).