A equipe da Vigilância em Saúde de Ubatuba se reuniu na quarta-feira, 5, para discutir a organização das ações de fiscalização sanitária e fazer uma homenagem ao colega Antenor Ricardo Benetti, que se aposentou na última semana. O encontro contou com a presença da secretária de Saúde, Sheila Barbosa, e da adjunta da pasta, Tatiana Mansur.
Funcionário concursado como fiscal de saúde pública, Benetti ocupou a chefia da Seção de Vigilância Sanitária (Visa) desde 2015 até 30 de abril de 2021 mas seu vínculo com o setor vem desde 1988, com a implementação do Código Sanitário estadual no município. Passou por diversas áreas e foi também Chefe da Seção de Fiscalização de Obras antes de voltar à Vigilância.
O trabalho do setor continua sob supervisão da diretora de Vigilância em Saúde, Patrícia Sanches. As ações da Visa incluem atividades de orientação sobre a legislação sanitária, atendimento de denúncias, vistorias em estabelecimentos de saúde e de alimentação, entre outros, bem como fiscalização das medidas preventivas ao Covid-19 nos finais de semana.
“Agradecemos ao Benetti e a toda equipe da Visa por seu empenho com a saúde pública e compromisso mesmo frente às constantes ameaças de agressões no cotidiano de fiscalização”, destacou a secretaria Sheila.
“Foram 33 anos e três meses de Prefeitura, um trabalho do qual não tenho o que reclamar. Mesmo frente a todas as dificuldades, com estrutura pequena diante da importância desse órgão que é a Vigilância Sanitária, tenho orgulho de ter conduzido com ética e seriedade todas as atividades”, afirmou Benetti.
Saiba mais sobre a Vigilância em Saúde
A Vigilância em Saúde é o serviço responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e por identificar mudanças em fatores do meio ambiente que interferem na saúde humana.
A coleta, consolidação e disseminação contínua e sistemática de dados tem o objetivo de planejar e implementar medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.
Em Ubatuba, o serviço está organizado em três áreas técnicas: Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. Dentre outras atividades desenvolvidas por estas áreas estão incluídas ações fiscalização sanitária e ambiental e dos seguintes programas: Controle da Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis/ HIV/AIDS/ Hepatites Virais, Hanseníase, Leishmaniose, Esquistossomose, Meningites, Violência, Acidentes por Animais Peçonhentos, Imunização, Saúde do Trabalhador, Controle de Simulídeo (“borrachudo”), Roedores, Endemias, Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano, Zoonoses.
A essas atividades se soma desde 2020 a vigilância dos casos de síndromes gripais e Covid-19, monitoramento e elaboração de boletins epidemiológicos diários e fiscalizações da aplicação das medidas preventivas. Em conjunto com a Atenção Básica, a Vigilância em Saúde coordena ainda as campanhas de vacinação sendo responsável pela logística de recebimento e distribuição de vacinas e a supervisão das aplicações de vacina.
O serviço é parte da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) que, além da vigilância, engloba a atenção primária, o atendimento de média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar e a assistência farmacêutica.
Caraguatatuba vai receber um efetivo de 264 policiais para a Operação Verão 2024/2025. Ao todo,…
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, deu mais um importante passo…
O último final de semana em Ilhabela foi repleto de competições esportivas, destacando a diversidade…
O 1º Campeonato Municipal de Skimboard e Disco acontecerá dias 7 e 8 de dezembro,…
Na manhã de domingo (1), a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com a ajuda do…
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 317 oportunidades…