Equipe da Vigilância em Saúde de Ubatuba é reforçada no enfrentamento à Covid-19

Servidores do Centro Odontológico, do NASF-AB, da Educação, da Fazenda e da GCM atuam no apoio a diversas áreas

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem se espalhando cada vez mais em todo país, sobrecarregando os serviços de saúde pública.

Diante desse quadro, servidores de diferentes áreas da saúde foram realocados para realizar o monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19, bem como os de síndromes gripais. O trabalho da Vigilância em Saúde inclui ainda o acompanhamento dos casos de dengue e outras arboviroses (chikungunya, zika e febre amarela), bem como de demais doenças de notificação compulsória como sarampo e meningite.

Na sede da Vigilância em Saúde, no Centro, três servidores da equipe técnica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e dois médicos veterinários auxiliam no monitoramento dos isolamentos domiciliares dos casos suspeitos de síndrome gripal e Covid-19.

Além disso, dois profissionais do Centro Odontológico atuam no Pronto-Atendimento da Maranduba, ampliando a equipe de vigilância epidemiológica descentralizada no local.

Na Santa Casa, dois funcionários da Odontologia se somam a dois servidores da Vigilância em Saúde, reforçando assim a equipe de vigilância epidemiológica que atua nesse hospital.

Com apoio de outros dois funcionários do Centro Odontológico, a Vigilância em Saúde realiza também a Vigilância Epidemiológica no Pronto Atendimento 12 horas, que está funcionando na unidade Ciro Gomes, na entrada do Centro da cidade.

Outro reforço para a equipe da Vigilância em Saúde é de um motorista da Secretaria de Educação, que apoia o órgão na fiscalização do cumprimento tanto do decreto estadual quanto dos municipais em relação às medidas de isolamento social.

Já os fiscais da Vigilância Sanitária e Ambiental atuam em conjunto com os fiscais de postura da secretaria de Fazenda, bem como com a Guarda Civil Municipal, para monitorar, orientar e, se for o caso, autuar estabelecimentos que descumprem os decretos de enfrentamento ao Covid-19. Desde o dia 23 de março até o momento, a Vigilância Sanitária recebeu cerca de 150 denúncias desse tipo.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Aposentado morre cinco dia depois de queda de árvore no Hospital Regional do Litoral Norte

Um aposentado de 78 anos morreu em decorrência de uma queda de árvore no quintal…

2 horas ago

Prefeitura de São Sebastião inaugura Observatório Municipal de Turismo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), inaugura o Observatório…

3 horas ago

Sabesp realiza parada programada da captação na ETA Água Branca

A Sabesp informa que irá realizar, na madrugada desta quarta-feira (9), às 2h, a interrupção…

4 horas ago

Câmara de Caraguatatuba aprova projeto que inclui Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no calendário de eventos

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (8/04), a 10ª sessão ordinária. Na pauta…

14 horas ago

Trabalhadores da Organização Social João Marchesi têm direitos assegurados após devolução de R$ 10 mi de provisionamento das verbas trabalhistas

Os funcionários da Organização Social João Marchesi, que prestam serviços ao governo municipal de Caraguatatuba,…

15 horas ago

DJ Mateus Thomé, Duo Flor & Truco e Banda Manauê prometem animar próximo Luau na Praia do Arrastão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…

1 dia ago