A Prefeitura de Caraguatatuba recebe os requerimentos de autorização do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Chamamento Público nº 11/2023 para estudo de viabilidade da concessão, exploração sustentável e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio até a próxima segunda-feira (16/10), às 9h30, na Secretaria de Administração, no Centro.
Cerca de 240 mil pessoas, entre moradores, veranistas e turistas, visitam os locais anualmente. Além desse dado, o Censo 2022 registrou 134.875 habitantes no município. Na alta temporada, entre os meses de dezembro e março, Caraguatatuba recebe o número de turistas e veranistas oito vezes maior que o de residentes.
Pelo PMI, os interessados devem elaborar e apresentar estudos que poderão ser utilizados para verificar a viabilidade técnica, jurídica, econômica e financeira da gestão privada do Complexo Turístico e do Morro de Santo Antônio. Na proposta da concessão precisam constar o custeio, manutenção, implementação de novas estruturas e atrativos nos locais, em consonância com o meio ambiente, universalização da oferta do serviço público e sustentabilidade do modelo.
A Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, instituiu o Procedimento de Manifestação de Interesse Social (PMI) como instrumento por meio do qual as organizações da sociedade civil, movimentos sociais e cidadãos podem apresentar propostas ao poder público para que o ente federativo avalie a possibilidade de realização de um chamamento público visando à celebração de parceria.
A Secretaria de Administração fica Rua Siqueira Campos, 44 – Centro. O atendimento ao público vai das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8176. Mais detalhes do Chamamento Público nº 11/2023 estão disponíveis no link https://portaldatransparencia.caraguatatuba.sp.gov.br/licitacoes/chamamentos.
Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com as obras da 2ª fase do Complexo Turístico do Camaroeiro, que envolvem a construção do Centro Administrativo, com banheiros, e do Centro de Exposições, além de deck mirante, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica.
A 1ª fase do Complexo Turístico do Camaroeiro foi entregue em 2020 e contemplou as obras de pavimentação de acesso ao local (cerca de 500 metros), serviços de guias, sarjetas, drenagem, estacionamento e o Teatro de Arena, que conta com palco e arquibancada linear para 350 pessoas.
Morro do Santo Antônio
Com 325 metros de altura, o Morro de Santo Antônio oferece uma vista privilegiada de toda a enseada de Caraguatatuba e São Sebastião, além de boa parte de Ilhabela. O trecho de subida é usado para prática de exercícios físicos individuais e observação de fauna e flora.
A nova imagem de Santo Antônio, adquirida e custeada pela igreja católica, é feita em fibra de vidro e tem 20 metros de altura. Seu interior é composto por uma estrutura metálica. Ela é monocromática e protegida por um sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem conta com uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.
Já para iluminação, foram instaladas pela concessionária Caraguá Luz cerca de 70 luminárias de LED de 25 Watts, com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, foram instalados dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…