Categories: GeralRegião

Empresas definirão preços de vacinas contra Covid-19 até análise da Cmed

Resolução publicada nesta quarta-feira (23) não esclarece como será o cálculo para vacinas com aprovação emergencial; Idec cobra mais transparência

A Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), responsável por definir os preços de produtos de saúde que entram no mercado brasileiro, deixou nas mãos das empresas a tarefa de estipular o preço para as vacinas aprovadas emergencialmente contra a Covid-19. No caso dos imunizantes com aprovação definitiva, o órgão terá 90 dias para definir os critérios para o cálculo do preço-teto. Nesse período, as vacinas também poderão ser comercializadas com valores definidos pela indústria. As regras foram publicadas através de uma resolução na tarde desta terça (23).
A metodologia utilizada para o cálculo de preços de outros medicamentos não poderá ser aplicada às vacinas contra a Covid-19 porque são produtos novos em todo o mundo – e a comparação internacional de preços é um dos parâmetros para o cálculo. Essa situação só tem um precedente na história da Cmed: a vacina contra a dengue, aprovada em 2016.
Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ainda faltam informações cruciais sobre como será o processo de precificação dos novos imunizantes. A entidade havia enviado um ofício à Cmed na segunda-feira (22) solicitando detalhes sobre o tipo de informação que as empresas deverão apresentar para subsidiar a análise.
“A resolução publicada hoje não deixa claro como será a metodologia para o cálculo dos preços máximos, e é urgente que essas lacunas de informação sejam preenchidas pela Cmed. Estamos diante de uma situação nova, que certamente traz desafios para os órgãos reguladores, mas é da Câmara a responsabilidade de explicar à população como isso será feito”, afirma Matheus Falcão, analista do Idec.
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Estudante de Caraguá teria sido convencida por ‘namorado’ a fugir

A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…

2 horas ago

Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba

Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…

3 horas ago

Final de semana tem final de Futebol Amador da 2º Divisão e jogos do Máster 40 anos

Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…

3 horas ago

Ilhabela recebe segundo cruzeiro da temporada de navios 2024/2025 neste domingo

No próximo domingo (24), a partir das 10h, Ilhabela se prepara para receber o navio…

3 horas ago

Avistamento de Baleias Tropicais encantam moradores e turistas de Ilhabela

Ilhabela foi palco, na última quarta-feira (20), de mais um belo espetáculo na região da…

17 horas ago

Estado abre Consulta Pública do projeto de concessão do serviço de travessia de balsa

O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial, a abertura da…

17 horas ago