Período chuvoso tem reforço do efetivo em campo e nos canais de atendimento; durante o ano, Companhia ampliou e modernizou o sistema elétrico da região, investindo 26% a mais do que em 2020
Com a proximidade do fim do ano, as chuvas já estão ficando mais recorrentes na região do Litoral Norte e, consequentemente, os possíveis impactos sobre a rede de distribuição de energia elétrica. Pensando nisso, com o objetivo de agir preventivamente e minimizar o efeito das condições meteorológicas sobre o fornecimento de energia, a EDP lança oficialmente a Operação Verão 2021/2022.
Neste verão, segundo o Climatempo, a previsão é de chuvas abaixo da média, porém, com a ocorrência de tempestades, incluindo fortes ventos e descargas atmosféricas concentradas em algumas localidades. Para o atendimento das possíveis ocorrências, a EDP está mobilizada com mais de 900 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e gestores, que estarão de prontidão para reparar o sistema elétrico em caso de necessidade. Além disso, a Distribuidora atua de forma contínua em parceria com órgãos municipais, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança da população.
Visando à eficiência também no contato dos clientes com a companhia, num período em que pode crescer o volume de ocorrências, o efetivo da central de atendimento estará também com reforço durante a Operação Verão. Atualmente, 96% das chamadas à Central de Atendimento da EDP são atendidas em até 30 segundos e os serviços também podem ser solicitados por meio dos canais digitais: via WhatsApp, no número (11) 93465-2888; por SMS, com o envio da mensagem Falta Luz para 28037; pelo site EDP Online www.edponline.com; ou pelo aplicativo para smartphone EDP Online. Todos os canais são gratuitos e funcionam 24 horas.
Exclusivamente para o atendimento do Litoral Norte (Caraguatatuba e São Sebastião), haverá uma subestação móvel de energia disponível em caso de emergência de grande proporção, além de equipes de campo estrategicamente posicionadas em 14 bairros ao longo da costa das praias locais, diminuindo o tempo de deslocamento dos veículos na região.
“O lançamento da Operação Verão é um marco que inicia uma fase de reforço das equipes frente aos possíveis desafios que o período de chuvas pode trazer para o sistema elétrico local e, ao mesmo tempo, é o momento de colher os frutos advindos do ciclo anual de investimentos em expansão e modernização promovidos pela Companhia ao longo de 2021. Nosso objetivo é manter a excelência no serviço prestado com a máxima segurança para todos os nossos clientes e colaboradores”, afirma Cristiane Fernandes, diretora geral da EDP em São Paulo.
Investimentos
Neste ano, a EDP anunciou um investimento de R$ 3 bilhões entre 2021 e 2025 na área de concessão em São Paulo. O montante é o maior da história já realizado pela companhia no Estado, praticamente duplicando o valor aplicado entre 2016 e 2020. O aporte tem como foco a expansão da rede, reforçando o sistema elétrico para o desenvolvimento das cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; e investimento em digitalização e atendimento ao cliente.
No Litoral Norte, somente neste ano, foram investidos mais de R$ 60,6 milhões para acompanhar o desenvolvimento de Caraguatatuba e São Sebastião, valor 26% maior do que no ano anterior. O aporte possibilitou ampliar a confiabilidade do sistema elétrico local, trazendo mais robustez e permitindo a ligação de novos consumidores residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbana e rural das cidades. Um bom exemplo dessas melhorias foi a construção de duas novas subestações e ampliação de uma estação já existente em São Sebastião. Os empreendimentos, com previsão de energização neste verão, permitirão ampliar em 61% a capacidade do sistema energético de São Sebastião, beneficiando mais de 44 mil clientes diretamente e aumentando a flexibilidade de todo o sistema do Litoral Norte atendido pela Distribuidora.
Para a inclusão de novos clientes ao sistema da EDP, a companhia também atua continuamente junto da prefeitura, a fim de regularizar as redes elétricas em áreas recém autorizadas pelos órgãos municipais, levando assim, mais segurança e qualidade às localidades. Nas cidades atendidas pela EDP no Litoral Norte, neste ano, foram investidos R$ 3,8 milhões neste trabalho, beneficiando mais de 1.300 famílias.
Também foram realizados investimentos na modernização do sistema existente, com a substituição de cabeamento comum por cabos com tecnologia que proporciona maior proteção contra agentes externos, como pipas, galhos, árvores e objetos lançados contra a rede, principalmente em dias de chuvas e ventos. Ao todo, foram substituídos e construídos mais de 18 quilômetros de redes na região. A poda da vegetação que impacta a fiação elétrica também faz parte do trabalho da EDP, visando o equilíbrio do meio ambiente com a qualidade do fornecimento.
Além disso, toda a automação do sistema elétrico, que hoje atinge 55% dos clientes da área de concessão, contribui para reduzir possíveis impactos à qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica ao consumidor.
Este ano também foi marcado pela incorporação de novas tecnologias na operação, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade. A exemplo dos drones, que contribuem com o planejamento e execução das inspeções dos ativos de energia, e do primeiro caminhão com motor e equipamentos de cesto aéreo 100% elétricos, com 250 quilômetros de autonomia, sem lançar nenhum dióxido de carbono na atmosfera, nem emitir ruído, o que diminui também a poluição sonora para a população no entorno do atendimento.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pela equipe da EDP em 2021, sempre buscando inovar com responsabilidade e planejamento estratégico, colocando o cliente no centro das decisões. Nossas obras têm como objetivo garantir uma infraestrutura elétrica alinhada com a expectativa de nossos clientes e com o crescimento do Litoral Norte. Buscamos sempre a excelência em todas as nossas atividades”, diz Cristiane Fernandes.
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