Documentário sobre o Pantanal é uma das atrações no Festival de Aves de Ilhabela
“Pantanal: Tesouro Verde”, do Smithsonian Channel, faz parte da programação desta sexta-feira (25)
O Festival de Aves de Ilhabela prossegue neste final de semana com intensa programação e atividades espalhadas pela cidade, com palestras, minicursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis. Um dos destaques será a exibição do documentário “Pantanal: Tesouro Verde”, uma coprodução nacional do canal Smithsonian Channel, no ar desde setembro. Os moradores e visitantes do arquipélago terão a oportunidade de assistir a obra no Cine no Píer, a partir das 21h, desta sexta-feira (25), com a presença do produtor e diretor de fotografia Lawrence Wahba.
Filmado em 4K, o documentário é uma coprodução da brasileira Canal Azul Filmes e da britânica Plimsoll Productions Ltd. para a Smithsonian Networks e traz cenários exuberantes e a rica fauna do Pantanal Mato-Grossense. Com uma hora de duração, apresenta ao público o espetáculo de vida selvagem que se forma às margens de um lago que, curiosamente, nunca seca. Chamado de “lago rebelde”, suas águas formam um verdadeiro oásis nos meses de estiagem e atraem uma impressionante variedade de animais – incluindo uma infinidade de aves, antas, jacarés e onças-pintadas.
A programação desta sexta-feira (25) começa às 8h, com a Fam-Trip “Saída Pelágica”, uma viagem de reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto, para o arquipélago Alcatrazes. No mesmo horário está programada a palestra ‘Fotografia embarcada’, na qual Octavio Campos Salles fala sobre a prática fotográfica embarcada, na busca por espécies pelágicas nos mares de Ilhabela. A partir das 18h, Mayra Rocha fala sobre as “Aves de Alcatrazes: Projetos ICMBio em Alcatrazes”. Uma hora depois será a vez do minicurso ‘Oficina de Fotografia’, com dicas para fotógrafos avançados e iniciantes na observação de aves. Às 21h começa o Cine no Píer, com o filme “Pantanal: Tesouro Verde”.
No sábado (26) e domingo (27), as atividades começam cedo, às 7h, com passeios e minicursos. Ao longo do final de semana, as atrações para adultos e crianças se alternam, com mais palestras, oficinas de desenho infantil e de tratamento de imagens, para adultos, entre outras. No sábado à noite, o Centro Histórico da Vila recebe mais uma sessão de cinema relacionado a observação e conservação, com vídeos e filmes sobre aves e natureza. Confira a programação completa na tabela abaixo.
O Festival de Aves de Ilhabela é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, é grátis e promove a Observação de Pássaros (Birdwatching) como nova modalidade turística no arquipélago que conta com uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo, com área de 270 quilômetros quadrados. É mais um passo no caminho de posicionar o município como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Para isso, prepara estrutura para receber os turistas de Birdwatching no Parque Estadual, que ocupa 85% do território da ilha. No local, serão construídas seis torres dentro do espaço de preservação da Mata Atlântica, além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal.
A estrutura tem como objetivo colaborar para que os visitantes tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro – eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga. “O Birdwatching é uma modalidade de turismo consolidada em outras partes do mundo e está crescendo no Brasil. Ilhabela sai na frente ao se posicionar, criar estrutura e investir em capacitação para receber mais turistas do Brasil e do mundo”, avalia Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.
Programação do Festival de Aves
Sexta-feira (25)
8h – Fam-Trip Saída Pelágica (Viagem de reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto, para Alcatrazes)
8h- Palestra ‘Fotografia embarcada’ (Octavio Campos Salles fala sobre a prática fotográfica embarcada, na busca por espécies pelágicas nos mares de Ilhabela)
18h – Aves de Alcatrazes: Projetos ICMBio em Alcatrazes, com Mayra Rocha
19h – Minicurso ‘Oficina de Fotografia’ (Os Irmãos Mello trazem sua oficina de fotografia com dicas para fotógrafos avançados e iniciantes)
21h – Cine no Píer – Documentário “Pantanal: Tesouro Verde”, com Lawrence Wahba.
Sábado (26)
7h – Vem passarinhar – Trilha Bananal (Passeios abertos de observação de aves, com Giulia D’Angelo e Sidney)
14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 1 (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)
14h – Minicurso ‘Oficina de Tratamento de Imagem’ (Ao longo de 10 anos, os Irmãos Mello foram se especializando em técnicas de tratamento digital de imagens e tornaram-se referência no Brasil. Nessa oficina apresentam as mais importantes ferramentas e suas dicas para melhor resultado)
16h – Palestra ‘Observação para Iniciantes’ (Como se iniciar no mundo da observação de aves? O que é preciso, quais equipamentos, livros e guias, por Giulia D’Angelo)
18h – Minicurso de guia de observação – parte 1 (orientações importantes para o profissional e para o trade, por Marc Egger)
20h – Cine no Píer – Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)
Domingo (27)
7h – Minicurso de guia de observação – parte 2 – Fazenda Engenho D’Água, por Marc Egger
14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 2’ (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)
15h – Palestra ‘Observação Avançada’ (O que diferencia um observador experiente do iniciante? Técnicas de observação, história natural, comportamento das aves, uso de equipamentos, por Giulia D’Angelo)
Segunda-feira (28)
8h – Atividade Escolar A Arte da esferográfica e ilustração escola Paulo Renato, por Birgitte Tümmler)