Dia Mundial da Saúde Mental: Caraguatatuba oferece tratamento humanizado para quem sofre de transtornos mentais

Neste domingo (10/10), será comemorado o Dia Mundial de Saúde Mental. A data é emblemática porque reforça a importância da conscientização quanto aos transtornos mentais, além da prevenção e promoção do tratamento devido.

As equipes de apoio psiquiátrico e psicológico das unidades de Caraguatatuba tratam de pacientes com transtornos mentais a partir e modelo de tratamento voltado para reinserção social, a reabilitação e a promoção de direitos humanos, de acordo com a Lei 10.216/2001. Denominada como ‘Reforma Psiquiátrica’, a Lei permite que pacientes recebam tratamento mais humanizado.

Foto: Bia Gomes/PMC

O tratamento humanizado, inclusivo e personalizado, e a ajuda são ofertados pelo município para qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade, de forma gratuita.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui diversos dispositivos para atender qualquer tipo de situação. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e CAPS AD – Álcool e Drogas, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Setor de Reabilitação e o recém-inaugurado Centro de Reabilitação Psiquiátrica (CRP).

Confira as unidades de saúde com atendimento para saúde mental

CAPS AD: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, Assistência Social e atendimento de enfermagem voltado para este público.

CAPS II: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A unidade conta com atendimento psiquiátrico, atendimento de enfermagem, grupos terapêuticos, psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social voltado para este público.

ASMIJ: O Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil atende crianças e adolescentes que estão passando por algum transtorno mental, automutilação e tentativa de suicídio. A porta de entrada é através de avaliação com clínico geral da Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. O serviço oferta tratamento psiquiátrico e psicológico.

Setor de Reabilitação: Atendimentos são através de encaminhamentos via Educação e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

O setor de Reabilitação Neuro Infantil atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de  down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.

Centro de Reabilitação Psiquiátrico (CRP): Instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), o local funciona 24 horas  e recebe pacientes em casos de urgência e emergência.

O espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

33 minutos ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

2 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

18 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

18 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

20 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

21 horas ago