Dia Mundial da Energia (29/05): Saiba mais sobre verdades e mitos relacionados ao consumo de energia
EDP elencou algumas dúvidas mais comuns dos consumidores e esclarece pontos para ajudar na utilização consciente e segura da energia
Neste domingo, 29 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Energia, data criada com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre a importância do uso consciente e responsável da eletricidade. Para contribuir com mais conhecimento sobre o tema, a EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, elencou algumas informações verdadeiras e mitos que cercam o tema. Confira:
O que significa kWh (quilowatt-hora)?
É uma unidade de medida de energia. Na fatura de energia elétrica, por exemplo, é informada a quantidade de energia elétrica consumida na unidade consumidora, sendo que a partir deste total, é realizado o cálculo que chegará até o valor final da conta, o que inclui impostos e tributos. A energia consumida por aparelho é determinada a partir da potência do equipamento pelo tempo de uso.
As instalações internas malfeitas e mal dimensionadas podem ser perigosas e aumentar o consumo de energia?
Manter as instalações elétricas internas bem conservadas é uma questão de segurança e de economia. A má instalação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação. Isso faz com que a energia seja utilizada para aquecer os próprios condutores (fios) ou conexões entre eles, em vez de ser transformada em eletricidade útil para iluminar ou ligar um eletrodoméstico, aumentando assim o consumo de energia elétrica.
Usar o celular conectado na tomada é perigoso?
Sim. Caso ocorra uma anomalia no sistema de distribuição de energia, como a passagem de um raio que atinja a rede elétrica interna da residência, a pessoa que estiver utilizando o aparelho celular conectado na tomada pode levar choque e, inclusive com risco de graves consequências e até óbito.
Aparelhos com tensão 220v gastam menos energia do que os de 110v?
Mito. O nível de tensão da rede elétrica não altera o valor da sua conta de luz. Observe que o cálculo feito pela distribuidora é baseado em kW/h: portanto, o que determina quanto um aparelho eletrônico irá consumir de energia é a sua potência e o tempo de uso. A principal vantagem da tensão de 220 Volts é o custo da instalação da rede elétrica. Esse tipo de circuito possui um fluxo menor de corrente elétrica, o que permite a utilização de fios mais finos, mais baratos. Portanto, não vai fazer diferença nas tarifas mensais de luz.
É importante frisar que o consumo de energia depende da potência do aparelho e do tempo de sua utilização, e não da tensão.
Tomada quente é um perigo?
Verdade. Uma tomada quente merece atenção especial, já que além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio.
Guardar alimentos ainda quentes na geladeira aumenta o consumo?
Sim. O consumo de energia elétrica da geladeira está diretamente ligado ao tempo que o seu motor estiver funcionando. O motor funciona mais quando precisa resfriar o conteúdo da geladeira. Portanto, o consumo será maior já que o alimento quente exigirá maior tempo de funcionamento do motor.
A limpeza de lâmpadas e luminárias reduz o consumo de energia?
Não. Limpar lâmpadas e luminárias pode interferir na melhora da luminosidade, mas não altera no seu consumo de energia. O gasto de energia está ligado diretamente à corrente que circula pela lâmpada.
Usar a traseira da geladeira para secar roupas aumenta o consumo de energia?
Sim. O hábito de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o motor do equipamento, aumentando seu o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar, com distância da parede, conforme recomendação do fabricante.