As prefeituras de Caraguatatuba e de São Sebastião divulgaram os horários de funcionamento dos cemitérios está quinta-feira (2/11), feriado Dia de Finados. Os locais receberam manutenção ao longo da semana. Somente o Cemitério Municipal Recanto das Flores, o maior da região, no bairro Indaiá, em Caraguá, são esperados mais de 5 mil pessoas. A informação é do Radar Litoral.
Funcionários da Secretaria de Administração (Secad) e os reeducandos do Programa de Alocação de Mão de Obra da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, executaram serviços de roçada, capina, pintura e limpeza no local. Haverá uma tenda para venda de flores e velas na entrada do cemitério. “Para evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, as pessoas não devem levar vasos de plantas enrolados com celofane e outros materiais impermeáveis ou qualquer recipiente que acumule água”, alertou o administrador do Cemitério Municipal Recanto das Flores, Salmo Matheus Moisés.
As missas na Capela da Ressurreição, no interior do Cemitério Recanto das Flores, serão nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h. Tendas foram montadas para os fiéis.
O Cemitério Municipal Recanto das Flores está localizado na Avenida Rio Branco, 686, no Indaiá. O telefone é o (12) 3882-6731.
Já o Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, funciona na quinta-feira (2/11), das 8h às 17h. A Paróquia Nossa Senhora da Visitação, localizada no Massaguaçu, celebra missas às 10h e às 15h, no local.
O Bela Vista Cemitério Parque fica na Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000, no Jetuba. Mais informações pelo telefone (12) 3884-3958 ou WhatsApp (12) 98263-3222. O atendimento nos dias úteis é das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
Santo popular
O túmulo mais visitado do Cemitério Municipal Recanto das Flores é o do recém-nascido Jean Pierre Thot, ou simplesmente Jean Pierre. Ao menino, filho de pais estrangeiros, foram atribuídos milagres desde o seu falecimento em decorrência de pneumonia no dia 4 de julho de 1959, na Casa de Saúde Stella Maris.
Sepultado no túmulo 3.030 do Cemitério Municipal, a data de sua morte foi descoberta pela ex-funcionária do local, Claudice de Carvalho, em 1984.
Considerado um anjo por ter vivido apenas 36 dias, o bebê é mais um dos santos populares brasileiros como o padre cearense, Cícero Romão Batista, o Padre Cícero (ou Padim Cíço). Além das tradicionais flores, muitos visitantes costumam deixar brinquedos na sepultura do menino.
São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou algumas ações para atender melhor as pessoas que comparecerão aos cemitérios na quinta-feira (2), Dia de Finados.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto de Souza, o Tota, os cemitérios contam com uma equipe responsável pela conservação, para execução dos serviços de roçada das áreas de gramado, pintura nos jazigos municipais e também de muros e guias. “O cemitério conta com uma equipe que trabalha constantemente lá dentro, fazendo manutenções, limpeza, além de novas urnas perpétuas que estão sendo construídas. Tanto os cemitérios da Costa Sul quanto o do Centro receberam pintura na parte interna e externa”, explicou o secretário.
O município tem sete cemitérios, sendo no Centro, Portal da Olaria, Toque-Toque Grande, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una. No feriado de Finados, os cemitérios ficarão abertos das 6h às 17h, e uma missa será realizada a partir das 10h30.
Os locais são vistoriados e monitorados ao longo do ano para o combate à dengue e os visitantes devem tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os vasos devem ter furos para escoamento da água.
As flores devem ser depositadas sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água. Os suportes para os vasos também propiciam o acúmulo de água e devem ser eliminados. O nível de areia dos vasos deve ser mantido até a borda.
Exumações
A Prefeitura de São Sebastião informa a todos que tenham um ente querido sepultado no Cemitério do Centro da cidade há mais de três anos devem comparecer à administração para que os corpos sejam exumados.
A questão não se refere a pagamento, mas sim ao prazo descrito em lei. A família do falecido tem três anos após o sepultamento para exumar os restos mortais de seu ente querido. Após isso, os familiares terão que comparecer na administração do cemitério para acompanhar a exumação.
Mais informações podem ser obtidas no Velório Municipal do Cemitério do Centro de São Sebastião. Telefone (12) 3892-2116.
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…
Realização de treinamento no Serramar Shopping reforça parceria do empreendimento com a Polícia Militar A…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…
As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…