O calor excessivo durante temporada de verão traz um alerta para banhistas sobre os riscos com água-viva. No último final de semana, cerca de 10 pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central com queimaduras, após terem tido contato com o animal marinho.
Com pouca gravidade, os casos foram registrados nas praias Martim de Sá e Prainha, em Caraguatatuba. Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) do Litoral Norte, todos os anos a cidade registra esses casos, já que o mar é o habitat desse tipo de ser vivo.
De acordo com o comandante do GBMar, João Batista Rapaci, “no verão, há a elevação da temperatura da água e, por conta disso, muitas acabam morrendo”. Além disso, a correnteza faz com que o animal marinho fique mais próximo da praia.
Rapaci deu algumas orientações aos banhistas sobre como evitar e saber lidar com esse tipo de situação. Em uma delas, o comandante disse que locais com muita incidência de águas-vivas ou até mesmo as caravelas-portuguesas, típica da região, devem ser evitados.
Outra orientação está ligada a como agir caso tenha alguma reação, após o contato com o animal. Segundo ele, a pessoa deverá lavar a área afetada com a própria água do mar para a retirada do veneno. Ele reforçou que “não deverá ser utilizada água doce em hipótese alguma”.
Vinagre também pode ajudar a neutralizar o veneno liberado pelo animal. Quando esse for aplicado, a pessoa deve evitar a luz do sol.
Em casos de contato com água-viva, o guarda-vidas poderá ser acionado para devidas orientações. O apoio médico será em uma das UPAs do município (Sul, Centro e Norte).
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…