Categories: Destaques

Desfile das Escolas de Samba marca terceiro dia de Carnaval de São Sebastião

O Desfile das Escolas de Samba de São Sebastião marcou o terceiro dia de Carnaval do município. Quatro agremiações colocaram seus carros alegóricos e fantasias no Complexo Turístico da Rua da Praia, na noite de segunda-feira (12), alegrando o público que vibrou muito com as performances dos passistas.

Antes do início do desfile, o Bloco Afoxé ‘Ilê Un Zambi’ se apresentou pela Rua da Praia, com a lavagem da rua. Fundado por Tata Cajalacy, conhecido como Ataualpa de Figueiredo Neto, o grupo benzeu a avenida para a vinda das Escolas de Samba.

“Buscamos trazer a autoafirmação e a importância dos povos africanos em nosso País. Os africanos foram os responsáveis por propagar a cultura do carnaval no Brasil. Apesar da festa ter a sua origem na Europa, as pessoas mestiças foram as responsáveis por realizarem e trabalharem para que os festejos do carnaval ocorressem depois da Lei Áurea”, explicou Ataualpa.

Na sequência, foi a vez do Bloco Guerreiros do Samba entrar na avenida e animar o público da Rua da Praia. O bloco é composto por moradores do bairro Itatinga e sempre esteve envolvido em causas sociais. O tema do samba dos ‘Guerreiros’ trouxe na letra a luta contra o câncer como enfoque principal.

A primeira escola a dar um show na avenida foi a X-9 do Litoral Norte. Fundada em 1993, a X-9 do Litoral Norte apresentou o samba enredo ‘Sábios insanos, loucos gênios da criação’. A agremiação contou com 300 componentes e dois carros alegóricos, que foram divididos em cinco alas.

O presidente da X-9, Gerson Vilela gostou da performance dos integrantes da escola e fala que espera o dia da apuração com muita ansiedade. “Esse é o meu segundo mandato como presidente e retornar com toda essa energia da X-9 na avenida é algo maravilhoso. Queríamos mudar um pouco o tema do nosso samba e trazer algo inovador. Nada melhor do que a criatividade e o poder da invenção dos humanos para destacarmos em nosso samba”, complementou o presidente da X-9.

A Escola Sol da Vila Amélia foi a segunda na avenida e trouxe o samba enredo ‘Oh, Divina Luz’. A letra da música foi escrita pelo sambista Fred Vianna, da Mancha Verde, Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo, e também, Xandinho Nocera. A Sol da Vila iniciou os trabalhos no ano de 2014, como Grêmio Recreativo Cultural. No ano de 2017, passou à categoria de Escola de Samba.

Umas das seis alas da Sol da Vila que mais chamou a atenção foi a ala das Águas Vivas. Fátima Rakowitsch, 70 anos, foi uma das integrantes da ala e conta que esta é a quarta vez que desfila pela escola.

“Nossa fantasia ficou linda e representar os seres do mar é algo muito bacana. Meu marido e eu gostamos de alternar um pouco os locais que passamos os carnavais. Gosto muito do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas São Sebastião tem uma atmosfera diferente. Temos casa no bairro do Guaecá e sempre viemos aproveitar a cidade quando podemos”, relatou Fátima.

A penúltima escola a invadir a avenida foi a Acadêmicos de São Francisco com muita animação e samba no pé. Criada em 1991, a Acadêmicos tem em sua bandeira as cores vermelho e branco. ‘Magia da Sorte’ foi o nome do samba enredo da escola, que trouxe a alma cigana para dentro da avenida.

Com aproximadamente 300 passistas, a escola do bairro São Francisco teve duas alegorias e quatro alas de composição. O mestre sala da escola José Junior e a porta bandeira Sandi Barboza chamaram a atenção do público com uma fantasia confecciona com capricho pela escola.

“Ficamos com uma expectativa enorme para este dia, pois são tantos anos sem desfile e todos estavam esperando por este momento. Com a pandemia e a tragédia das chuvas, ficamos com um vazio, mas este sentimento acabou e foi preenchido como muita alegria. Estamos aqui para dar o nosso melhor e levar esse título para o bairro São Francisco”, disse Sandi.

Para fechar a noite de desfiles, a Ki-Fogo do Pontal da Cruz chegou na avenida dando um verdadeiro show com o samba enredo ‘O dia em que a terra chorou”, que conta uma história antiga de um pajé que previa um desastre climático onde a terra choraria. Com fundação em 1978, a escola é uma das mais tradicionais do município.

Um dos mestres de harmonia da Ki-fogo, Juliano Moreira da Ressurreição, 49 anos, está na escola há cerca de três meses e foi convidado pelo filho para integrar o grupo. Para Juliano, é uma imensa honra poder fazer parte do carnaval de São Sebastião e conviver com o filho nestes dias de folia.

“A harmonia de uma escola de samba é um dos quesitos mais importantes na avenida e estou muito feliz por receber esse convite através do meu filho. A animação ficou lá em cima por compor os jurados, que avaliam a perfeita igualdade do canto do samba-enredo”, complementou Juliano.

Encerramento do Carnaval

Nesta terça-feira (13), a partir das 21h, será feita a cerimônia de premiação da grande campeã do Carnaval 2024. Após a premiação, a campeã sobe ao palco da Rua da Praia para seu show de comemoração.

O Desfile das Escolas de Samba de São Sebastião é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), com apoio da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (ASEC).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Ilhabela

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta sexta-feira (22), após uma…

2 horas ago

Programação Cultural da XVII Semana da Consciência Negra de Ilhabela tem Negra Li e GOG como atrações de destaque

A programação cultural da XVII Semana da Consciência Negra de Ilhabela continua até este domingo…

5 horas ago

Estudante de Caraguá desaparecida há cinco dias é localizada em Pindamonhangaba

A Polícia Civil de Pindamonhangaba confirmou que foi localizada nesta quinta-feira (22), a estudante de…

8 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo)…

8 horas ago

Prefeitura de São Sebastião realiza pesquisa para identificação de necessidade de capacitação dos servidores

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…

21 horas ago

Concurso “A Mais Bela Negra” movimenta Ubatuba

O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…

21 horas ago