Defesa Civil, GBMar e Samu participam de resgate de idosa da Ilha Montão de Trigo para Hospital da Costa Sul
Uma grande operação foi montada, na manhã desta sexta-feira (24) para o resgate de Maria Conceição de Oliveira, 84 anos, que passava mal na Ilha Montão de Trigo, na Costa Sul de São Sebastião. Por isso, equipes da Defesa Civil e do Grupamento dos Bombeiros Marítimos (GBMar) foram acionados para fazer o transporte dela até o Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga.
A logística foi necessária, conforme o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, porque o estado de saúde de Dona Maria inspira cuidados por problemas pulmonares e o mar estava muito agitado. “Ela precisava de remoção rápida e as embarcações da ilha poderiam enfrentar dificuldades, por isso fomos com nossa lancha, assim como a do GBMar”.
Ao atracarem no píer de Boiçucanga, uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) já aguardava para fazer a transferência por terra à unidade hospitalar, onde Dona Maria recebeu os atendimentos necessários.
A sobrinha de Dona Maria, Ceu Mara de Oliveira Souza, agradeceu ao atendimento dedicado à sua tia, principalmente por conta das condições adversas apresentadas.
“Quando soubemos que ela estava mal, fizemos contato com a Defesa Civil que, de pronto, enviou a equipe para o socorro. Ela foi levada na rede pelos familiares ilhéus de casa até o píer da Ilha Montão de Trigo e embarcada na lancha da GBMar e junto com a Defesa Civil fizeram o acompanhamento até Boiçucanga”.
O filho de Dona Maria, Adilson de Almeida Oliveira, 49 anos, destacou a importância desse atendimento pelos órgãos. Ele conta que chamou a Defesa, o Gbmar e até a Polícia Civil. “É muito importante esse atendimento e a Defesa tem esse papel importante no caso de não poder sair da ilha. Muito interessante”.