Defesa Civil emite alerta severo de possíveis deslizamentos em São Sebastião
A Defesa Civil, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), permanece em estado de alerta devido à continuidade das chuvas na região de São Sebastião. De acordo com o último boletim meteorológico, já foram registrados acumulados de precipitação superiores a 215 mm nas últimas 120 horas, mantendo o solo encharcado e aumentando o risco de deslizamentos.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que os volumes de chuva no município encontram-se elevados e, com a previsão de novas precipitações até pelo menos terça-feira (04), o risco de movimentos de massa é classificado como alto. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) também emitiu um boletim reforçando o alerta para possíveis deslizamentos em encostas e áreas de risco.
Recomendações Importantes:
Evite permanecer em áreas de encostas e morros, pois o risco de deslizamentos está elevado;
Atenção redobrada a sinais de movimentação do solo, como rachaduras em paredes e terrenos, árvores inclinadas e estalos incomuns;
Nunca tente atravessar áreas alagadas e fique atento a qualquer alteração nos níveis de rios e córregos;
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou os demais serviços de emergência: Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190), SAMU (192) e Polícia Municipal (153).
Cadastro para Recebimento de Alertas
Para receber alertas da Defesa Civil em tempo real, envie seu CEP por SMS para o número 40199. Não há limite de cadastros de CEPs, mas envie apenas um por vez.
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando a situação e realizando vistorias de campo para segurança da população. A Prefeitura de São Sebastião alerta: ligue 199 em caso de emergência.