
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba
Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão
Conforme previsão da Defesa Civil, Ubatuba registrou chuva intensa desde a noite de sexta-feira, 4, continuando durante toda a madrugada. A cidade está em estado de alerta, pois os índices pluviométricos ultrapassaram os 100 mm no período de 72 horas. A previsão da Defesa Civil do estado era de 250 mm de chuva no período entre quinta e domingo – quantidade prevista, em média, para o mês todo. Entretanto, regiões como a Marafunda, na região oeste, estão com acumulados de 177 mm.
Devido ao alto volume de chuva, algumas regiões estão alagadas. O bairro do Taquaral tem uma família de 12 pessoas (5 adultos e 7 crianças/ adolescentes) e outra de sete pessoas abrigadas na escola Simeão. Além disso, agora pela manhã de sábado, 5, a Defesa Civil está vistoriando áreas como Sesmaria e Folha Seca.
A rua Rio Grande do Sul teve um trecho interditado devido ao transbordamento do Rio Tavares. A Defesa Civil e o Trânsito sinalizaram o local também nesta manhã.
Outras ocorrências registradas no período da noite foram quedas de árvores:
Queda de árvores, com interdição total da via, no Rio Escuro – queda de 7 árvores e uma de grande porte; uma queda de árvore no acesso do bairro Casanga – trecho da rodovia sem interrupção de trânsito; queda de árvore com um cabeamento energizado nas Toninhas;
queda de árvore energizada com apoio da Elektro na Ponta Grossa; queda de árvore pela Itamambuca, onde houve uma interdição parcial meia pista, e uma queda mais severa na divisa do Camburi, onde houve praticamente interdição total.
A Defesa Civil continua fazendo o monitoramento dos pluviômetros e das áreas de risco. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está fazendo um levantamento do quantitativo de pessoas que estão desalojadas, precisando de apoio, para solicitar ajuda humanitária, referente a parte de insumos, junto à Defesa Civil estadual: itens como colchões, cobertores, cesta básica, material de limpeza e água.
A secretaria de Infraestrutura trabalha, nesta manhã, no acesso ao transbordo para que a coleta de lixo não seja afetada.
Situação atualizada 5/4 às 9:30