Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem na cidade de Tremembé-SP, ministrado pela Defesa Civil Estadual, pertencente às oficinas preparatórias da “Operação SP Sem Fogo”, do Estado de São Paulo.
O treinamento ocorreu nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) e o município de Ilhabela enviou três novos agentes para capacitação e treinamento com instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação em desastres, incêndios florestais e danos à fauna e saúde pública no período de estiagem.
Na parte teórica, os agentes receberam noções básicas de resgate animal, educação ambiental e segurança na ação de combate a queimadas. Já na parte prática, eles foram a campo para simular ações de combate ao fogo e conhecimento de materiais utilizados.
Atualmente, Ilhabela está na fase amarela do período de contingência, que compreende os meses de abril e maio, com a intensificação das ações preventivas e de preparação. De junho a outubro passa a valer a fase vermelha, com maior atenção para ações de resposta e fiscalização repressiva, além de reforço das ações de comunicação.
Vale lembrar que em agosto de 2023 um incêndio de grandes proporções atingiu o Morro do Cantagalo, próximo à Vila (Centro Histórico) com risco de atingir residências próximas. Após cerca de três horas o fogo foi controlado com a ajuda da Defesa Civil de Ilhabela, Corpo de Bombeiros, brigadistas e Polícia Militar.
Segundo denúncias, as chamas teriam se propagado após a queima irregular de restos de podas de árvores. A vegetação seca e o clima contribuíram para que as labaredas se alastrassem rapidamente, devastando aproximadamente 35 mil m² do morro.
A estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas previstos para uma determinada temporada. Pode ocorrer racionamento de água em virtude da diminuição nos reservatórios e rios. Além disso, há aumento de risco de incêndio em matas e florestas.
– Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento.
– Evite acender fogueiras, O fogo pode se propagar e sair do controle.
– Se avistar fumaça suspeita na mata, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
– Não solte balões. Além de ser crime, pode causar incêndios e danos irreparáveis à natureza.
– Feche a torneira enquanto na escovação dos dentes.
– Evite banhos demorados e feche a torneira enquanto se ensaboa
– Não use o vaso sanitário como lixeira. A prática ajuda a entupir a rede de esgoto e desperdiça água desnecessariamente.
– Lave o carro com baldes de água.
– Não limpe calçadas com mangueira. Uma vassoura realiza o trabalho e economiza água.
O representante de Caraguatatuba, Seu Manuel Jesus Lopes, de 104 anos, foi eleito ontem (19/11)…
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso para a possibilidade de…
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, solicitou ao Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), por…
As obras de urbanização do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê, na Região Sul do município,…
A 15ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de…
A Concessionária Tamoios inicia, em 18 de novembro de 2024, a operação do Contorno Sul de São…