A 1ª Copa Sebastianense de Capoeira que aconteceu neste fim de semana, sábado (5) e domingo (6), na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), promoveu a integração dos praticantes da modalidade esportiva em competições demonstrativas.
Pela primeira vez, o evento que integra o Encontro de Amigos do Esporte (EAE), realizado há 16 anos em São Sebastião, ofereceu uma capacitação para formação de árbitros, ministrada por um dos maiores nomes mundiais do esporte e presidente da Federação Paulista de Capoeira (FPC), Valdenor Silva dos Santos.
O curso com a chancela da FPC, vinculada à Confederação Brasileira e International Association Capoeira (ICA), sob o aval do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), também teve apoio das entidades de capoeira. “Essa jornada esportiva, cultural e educativa é de suma importância para o aprimoramento dos profissionais de capoeira. Os árbitros formados em São Sebastião estão preparados para atuar em competições de alto nível e agora também compõe o corpo de arbitragem do Estado de São Paulo”, disse ‘Mestre Valdenor’, como é conhecido nas rodas de capoeira.
Durante os dois dias de encontro, os participantes puderam participar de atividades como movimentação, demonstrações de lutas, palestras, batizado, troca de cordão e apresentações. No domingo, foi realizada a entrega de graduações para 30 crianças e adolescentes do Instituto de Capoeira Jogo e Ginga, criado em 2003 por José Alberto da Silva Júnior (Mestre Macaco) – organizador do evento.
Segundo a coordenadora do Jogo e Ginga, Juliana Oliveira, é a primeira vez que a cidade promove um evento como este. “A Copa veio para valorizar a capoeira de São Sebastião, algo nunca tinha visto antes. As nossas crianças ficaram extremamente felizes com tudo o que foi oferecido para elas. Foi o momento delas brilharem”, destacou.
Conforme o previsto, a Copa reuniu mais de 200 atletas, com representares de cidades da região como Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, além de Bertioga, Guarujá, Monteiro Lobato, São Vicente, Paraty (RJ), Resende (RJ), Juiz de Fora (MG) e, ainda, contou com a presença do capoeirista, Manoel Damascena Bonfim, conhecido como ‘Du Bugre’, que atualmente treina em Tijuana, no México.
São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…
Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…
Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…
Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…
A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…