Comunidade Tradicional da Ilha dos Búzios em Ilhabela recebe campo society com grama sintética
Entrega do campo foi marcada pela estreia do Campeonato de Futebol das Comunidades Tradicionais
A Comunidade Tradicional de Guanxumas (Ilha dos Búzios) recebeu oficialmente no sábado (25) um campo de futebol society com grama sintética. O local, antes um campo de terra batida, foi totalmente revitalizado e ganhou base de alvenaria, alambrado, iluminação, muro de contenção, pintura, tela de proteção e um degrau de arquibancada. A entrega do campo foi marcada pela estreia do Campeonato de Futebol das Comunidades Tradicionais, com participação de equipes das comunidades de Búzios, Castelhanos e Serraria, que venceu o torneio.
O prefeito Toninho Colucci prestigiou o evento e falou da alegria em levar benfeitorias para todas as localidades da cidade. “Estamos aqui hoje entregando uma reivindicação antiga dos moradores, como estamos fazendo em todas as comunidades tradicionais da ilha. O dever do homem público é fazer chegar políticas públicas em todos os cantos da cidade e nós não medimos esforços para alcançar esse objetivo”, relatou.
Além do campo society, a comunidade da Ilha dos Búzios está recebendo melhorias na escadaria de acesso à escola, duas casas caiçaras, incluídas no projeto de moradia para pessoas com residências em situação de vulnerabilidade e também infraestrutura para a Casa Juçara, onde as mulheres da localidade podem processar o fruto em polpa, licor e artesanato, gerando renda e perpetuando as tradições da terra.
A moradora Katia Regina Guimarães, uma das responsáveis pelo trabalho na Casa Juçara, falou da alegria em receber o apoio do poder público nas demandas da Comunidade. “O campo era um pedido muito antigo e nós esperamos muito por isso. Será muito utilizado pelos adultos e pelas crianças. A Casa Juçara também é muito importante porque vamos trabalhar com estrutura nessa fonte de renda que é tão necessária para quem vive aqui”.
Além do prefeito Toninho Colucci, estiveram presentes os secretários Ezequiel Alves e Felipe Caranha, da pasta de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé, secretário adjunto de Educação, Marco Antônio Mroz, secretário adjunto de Meio Ambiente e a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, responsável pela organização do Campeonato de Futebol das Comunidades Tradicionais.