Categories: Ubatuba

Começou a temporada de Pinguins no Litoral Norte de São Paulo

Equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta orienta para as ocorrências de Pinguins na região.

O Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha alerta para o início da temporada de pinguins, atendidos pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no litoral Norte de São Paulo. Desde maio deste ano, 43 pinguins-de-magalhães juvenis foram encontrados nas praias da região paulista, dos quais, 24 foram resgatados vivos e 19 foram encontrados mortos. Destes, 11 animais seguem em processo de reabilitação, na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba.

As ocorrências dos pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) em nosso litoral são comuns nessa época do ano, uma vez que anualmente, durante o outonoinverno eles migram das águas da Patagônia Argentina em direção ao sudeste brasileiro em busca de alimentos e águas mais quentes.

Durante essa longa jornada, alguns pinguins, principalmente os jovens, acabam se perdendo da corrente marítima e chegam nas praias. “Entre junho e setembro, consideramos a temporada de pinguins-de-magalhães no Litoral norte de São Paulo, porém essa chegada nem sempre é tranquila, durante todos esses anos de atuação do Instituto Argonauta, constatamos que os pinguins que chegam aqui, em sua grande maioria, são animais jovens e por serem a primeira migração, eles se perdem do grupo.

Muitos chegam debilitados, exaustos, desnutridos e com algumas doenças adquiridas no percurso” explica o oceanólogo Hugo Gallo Neto, Diretor do Aquário de Ubatuba e Presidente do Instituto Argonauta. “Somando aos desafios ainda temos os impactos causados pelo ser humano, como as mudanças climáticas, a diminuição de alimentos disponíveis na natureza. Além disso, enfrentam também riscos como a poluição marinha e ingestão de lixo, contribuindo para a mortalidade de alguns desses animais, mesmo após o resgate”, completa Gallo.

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora regional do PMP-BS trecho 10, no litoral norte de SP, pelo Instituto Argonauta, conta que “no mesmo período no ano passada foram 23 animais, mas com um total de 426 ocorrências no ano, o que nos mostra que a temporada está só começando”. Mesmo não conseguindo ter um número exato de quantos animais são esperados, Carla complementa: “o número varia bastante ao longo dos anos, mas a importância da colaboração da população para o sucesso e o rápido atendimento aos animais, é fundamental”. Orientando que a população siga essas orientações ao encontrar um pinguim vivo ou morto: • Não toque no animal: Mantenha distância para evitar estresse ou ferimentos adicionais, e não manuseie carcaças. • Entre em contato imediatamente com o PMP-BS/Instituto Argonauta: Ligando

• para o telefone 0800 642 3341
• Proteja o pinguim: Se possível, improvise uma sombra e afaste animais domésticos para mantê-lo seguro até a chegada da equipe. O Instituto Argonauta agradece a colaboração de todos e reforça seu compromisso
com a preservação da fauna marinha. Cada atitude conta para a proteção desses animais e a conservação dos ecossistemas costeiros.

O Instituto Argonauta atende as ocorrências e reabilita pinguins desde o ano de 2012 em continuidade ao trabalho de reabilitação realizado pelo Aquário de Ubatuba desde 1996. Até hoje já foram atendidas em nossa região mais de 3000 ocorrências de Pinguins-de-Magalhães, entre animais vivos e mortos.

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de
pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC
até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Alerta: golpistas recriam voz do governador de SP para aplicar fraude nas redes sociais

Por meio do sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, golpe foi identificado e…

6 horas ago

Mulher é presa com grande quantidade de drogas em Caraguatatuba

Uma mulher de 25 anos, foi presa em flagrante na noite deste domingo (15/9), no…

7 horas ago

Alistados de 2024 podem retirar certificados de reservistas na Junta do Serviço Militar de Caraguatatuba

Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para…

7 horas ago

Jovens são baleados após deixar bar no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba

A Polícia Civil vai usar imagens de câmeras de segurança existentes próximo de onde aconteceram…

1 dia ago

Homem é baleado em Caraguatatuba

https://www.youtube.com/watch?v=-GmkFCvDIpE

1 dia ago

Ilhabela 219 anos: Copa Ilhabela Vôlei de Praia reúne amantes da modalidade no domingo (22) na Praia do Perequê

Dentro da programação esportiva em comemoração aos 219 anos de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela…

1 dia ago