Projeto itinerante será realizado na Praça dos Bombeiros, Praia de Martin de Sá, de 11 a 13 de janeiro de 2019, com atrações culturais para toda a população realizado por meio da Lei de incentivo a cultura, Lei Rouanet, com patrocínio da PANCO, apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Ministério da Cidadania e Governo Federal
Desenvolvido pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), o projeto Circuito Cultural tem como objetivo difundir os diversos elementos da cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, apoiar grupos culturais locais, utilizando o formato itinerante para alcançar o maior número de pessoas em suas manifestações culturais pelo país. Nos dias 11, 12 e 13 de janeiro (sexta, sábado e domingo), a trupe desembarca na Praça dos bombeiros na Praia de Martin de Sá, em Caraguatatuba (SP), onde levará animação para todas as idades.
Durante três dias, todos terão acesso a muita arte e cultura. As atividades serão oferecidas gratuitamente aos moradores da região e turistas em férias na cidade. Intérpretes de LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais e audiodescrição estarão no local para conduzir o público que necessite desses recursos.
“Os projetos desenvolvidos pelo IEAS priorizam o acesso à cultura, arte e esporte para população por onde passa. Nosso objetivo é incentivar, mesmo nesse formato lúdico, a participação principalmente das crianças e jovens que hoje estão muito ligadas aos equipamentos eletrônicos, por exemplo, em atividades e demais manifestações culturais, assim como oficinas e workshops oferecidos em suas cidades com foco no desenvolvimento do cidadão e também para o bem-estar”, comenta Patrícia Henrique, presidente do Instituto Eco Ambiental e Social.
O projeto Circuito Cultural conta com recursos da Lei Rouanet, patrocínio da PANCO e realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Ministério da Cidadania e Governo Federal.
Atrações para todas as idades
Entre as atrações preparadas especialmente para a edição do Circuito Cultural estão espetáculos de dança, teatro, cinema, oficinas circenses com o grupo Cia Smile Circus nas técnicas de malabarismo, acrobacias com saltos em dupla e pirâmides e palhaçaria. Seguindo com as atrações circenses, o público terá também na área de arena, apresentações com perna de pau, palhaço, sombra e mímicas. Para a criançada,workshops de pintura facial, desenhos, recreação, aplicação de tererê, além de muita música e animação.
Já nas apresentações musicais, o projeto irá contar com a Banda Conexão Central, Tiquinho e Banda e a Banda Buenos Marujo, que já estão ensaiando trilha sonora impecável para presentear a plateia com acordes afinadíssimos de samba, MPB, pop e também muito rock.
Para os apaixonados por dança e práticas que envolvem movimentos corporais, o espetáculo ficará por conta de escolas da região, que prepararam números especiais para a data, que vão do clássico ao contemporâneo. São elas: RT Studio de Dança Rogéria Thomé, Projeto Movimenta Caraguá, Urban Mix com o Professor Trajano, Danças Rítmicas com a professora Luciana Trintinalia, Casa Beija Flor Projeto Família Feliz, Danças Latinas com os Professores Beatriz Coelho e Marcus Sung, Ritmos Dance com a Professora Paula leal, Núcleo de Dança Juliana Thomé e Danças Latinas com Ellen Chernieski.
Ao longo do dia, no palco principal, o grupo de teatro Cia. São Genésio irá presentear o público com apresentações preparadas especialmente para o projeto. A trupe já está ensaiando a peça ‘As Aventuras da Uma Gotícula’ e o clássico ‘O Menino do Dedo Verde’. Haverá resgate e apresentação de cirandas e cantigas de roda com os grupos folclóricos: Mogicaqui (ciranda de roda), rodas de capoeira com o Projeto Movimenta Caraguá, além de apresentação de curtas metragens.
Seguindo a proposta da valorização cultural, o grupo de Tayko Kiendaiko, de São Bernardo do Campo, fará apresentações de percussão com tambores e a Associação de Kung Fu Shaolin do Sul Projeto Movimenta Caraguá e a Academia Shaolin de Kung Fu, de Valinhoslevará para todos, as tradicionais ‘Dança do Dragão’ e ‘Dança do Leão’, espetáculos da tradição chinesa realizados também para comemorar o ano novo chinês.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…
São Sebastião costuma receber megaeventos de beach tennis, mas desta vez a cidade superou todos…
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Casa da…
A Praia do Perequê será o cenário de mais uma edição do Ilhabela Jam, que…
Ubatuba recebeu uma remessa de kits de ajuda humanitária enviados pela Coordenadoria Estadual de Proteção…
Um idoso de 70 anos, morreu afogado na tarde de segunda-feira (7), na praia da…