Cidadãos de Ubatuba podem participar de discussão ambiental
Representantes dos colegiados gestores do Litoral Norte, representantes do poder público, representantes das Defesas Civis dos quatro municípios do Litoral Norte, universidades, entidades da sociedade civil, e demais interessados poderão participar da Mesa de Diálogo que debaterá Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, realizada pelo Gerenciamento Costeiro (GERCO).
O evento acontece no Auditório Cynthia Cliquet Luciano, em São Sebastião, no dia 31 de outubro, das 8h às 17h, e vai envolver os órgãos responsáveis ou relacionados com as ações para enfrentamento aos eventos climáticos extremos e para promoção do equilíbrio ambiental. “Uma das principais discussões, é a preparação e resposta das cidades do Litoral Norte a riscos ambientais, abordando questões cruciais para a gestão de desastres e adaptação às mudanças climáticas.
Durante o encontro, será divulgado o mapeamento das áreas de risco municipais, fornecendo uma visão clara dos pontos mais vulneráveis a deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais. Além disso, os participantes poderão tomar conhecimento dos índices de vulnerabilidade socioambiental, essenciais para direcionar ações preventivas e de mitigação”, explicou o Coordenador da Comissão Temática de Mudanças Climáticas do Gerco, responsável pela organização do evento, Pedro Rego.
A programação também inclui a apresentação das previsões climáticas para o próximo verão, permitindo que as autoridades ajustem estratégias de acordo com os cenários projetados. Um dos temas centrais será o debate sobre a construção dos Núcleos da Defesa Civil e o desenvolvimento dos Planos de Contingência locais, garantindo uma resposta mais eficiente em situações emergenciais.
Também serão apresentadas as ações planejadas pela Defesa Civil Estadual e municipais para o verão 2024/2025.
“O evento buscará organizar uma rede de diálogo entre os órgãos, visando agilizar os procedimentos em casos de emergência, promovendo uma cooperação mais integrada entre as partes envolvidas”, finalizou o coordenador.